Brasil Novo Notícias: Ocupantes de Belo Monte participam de segunda rodada de negociação

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Ocupantes de Belo Monte participam de segunda rodada de negociação



Foto: Felype Adms
Começou na tarde desta quarta-feira (17) a segunda reunião de negociação entre a Norte Energia, empresa responsável pela construção da usina de Belo Monte, e o grupo de índios, ribeirinhos e pescadores que ocupam, desde o dia 8 de outubro, o Sítio Pimental, um dos quatro canteiros de obras da usina, que está sendo construída no rio Xingu, no sudoeste do Pará.
Segundo lideranças indígenas, o encontro de hoje foi necessário para que todos os grupos fossem ouvidos pela empresa, já que na primeira rodada de negociação, apenas os índios puderam expor sua pauta de reivindicação. "A equipe da Norte chegou muito atrasada, e quis apressar a gente, pedindo que aceitássemos o acordo mesmo sem que todos os itens da nossa pauta fossem descuidos, e sem ouvir os demais grupos do Xingu", diz Juma Xipaia, liderança indígena que há nove dias acampa no local. "Estamos cansados de tanta conversa, se eles não cumprem o que acordam. Fazer ocupação é muito desgastante. Mas precisamos fazer com que eles se comprometam", afirma a indígena.
Entre as principais reivindicações dos índios, segundo Xipaia, está o pedido de reunião com o governo federal para discutir as demarcações de terras indígenas, e a exigência de que a Norte Energia cumpra as condicionantes ambientais, que dizem respeito a apresentar um estudo detalhado sobre os impactos ecológicos e sociais que a construção da usina de Belo Monte vai trazer para a região, e sobre um plano de reparo que a empresa terá que desenvolver. "Eles vão fazer esse estudo às pressas, de maneira superficial", critica a índia.
Imagem: Glici Lima.
Ainda segundo Xipaia, a empresa usa explosivos para abrir a terra, e os destroços atingem as casas das populações que ainda habitam os arredores do canteiro de obras. Além disso, a empresa também não estaria fazendo o remanejamento dos animais que sofrem com a seca após a barragem do rio Xingu. "Eles estão morrendo com o calor insuportável, e com a seca. mas tudo isso foi omitido no relatório deles", diz a líder indígena.
Na reunião desta quarta (17), a Norte Energia ouve os pilotos de lanchas, pescadores e ribeirinhos. No final do encontro, as lideranças indígenas iram apresentar os itens da pauta de reivindicação que ficaram pendentes na reunião de terça (16).
G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário