Brasil Novo Notícias: PA 415 que liga Altamira à Vitória do Xingu, é bloqueada por sem terra

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

PA 415 que liga Altamira à Vitória do Xingu, é bloqueada por sem terra

rodovia bloqueada
bloqueio
manifestantes
Cerca de 200 pessoas invadiram duas áreas urbanas em Vitória do Xingu, oeste do estado. Os manifestantes se apossaram das terras desde última quarta-feira (17). Para chamar atenção das autoridades locais, eles bloquearam nesta quinta- feira a única estrada que dá acesso ao município a PA 415.

Segundo os invasores eles ocuparam os terrenos por não ter onde morar, já que o preço do aluguel e dos terrenos aumentaram bastante na região com a construção da usina de Belo Monte.
De acordo com procurador do município Robério D´Oliveira, uma das áreas invadidas pertence a prefeitura que tem um projeto de construir um conjunto habitacional com 500 casas populares. Já a outra área é uma propriedade particular, onde até bem pouco tempo funcionava um laticínio.
Armados com facões e foices, os manifestantes gritavam exigindo a desmarcação dos terrenos. Para manter a ordem na cidade, guarnições das polícias militar e civil foram acionadas. No final da tarde desta quinta-feira (18) um grupo de manifestantes se reuniu com representantes do governo municipal, na ocasião o secretário de administração Paulo Garcia, propôs aos invasores que a idéia da prefeitura de Vitória do Xingu é fazer um cadastro social, e quem se enquadrar como pessoa carente, será beneficiada com uma casa quando o conjunto for construído. A idéia não foi aceita pela maioria dos manifestantes que resolveram continuar bloqueando a estrada. Ainda de acordo com o procurador Robério, caso os invasores não desocupem a área de forma pacífica, a prefeitura irá entrar com uma ação judicial de desocupação.
Por enquanto ninguém consegue chegar e nem sair do município. Já policia militar que acompanha o caso informou que se a rodovia não for liberada até o inicio da manhã desta sexta-feira, um grupo de policiais do batalhão de choque de Altamira que fica a 46 km do local do manifesto, será acionado para desobstruir a PA.
Fotos e texto: Wilson Soares (WD Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário