Brasil Novo Notícias: Sema afastou servidores por suspeita de corrupção

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sema afastou servidores por suspeita de corrupção

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) já contabiliza três servidores afastados por suspeita de irregularidade desde 2011. Um balanço da ação "Conexão Verde", desenvolvida em parceria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), para tentar moralizar o órgão, foi divulgado após a prisão de mais um servidor da secretaria, na sexta-feira, 21. Cleber Gomes Vilhena, 38 anos, foi preso em flagrante ao cobrar R$ 2 mil de um empresário de Jacareacanga, na região sudoeste do Estado, para acelerar o andamento de um processo.

Segundo a corregedora ambiental da Sema, Rosângela Wanzeler, desde o início da ação, ainda no primeiro semestre do ano passado, foram afastados três servidores. Dois deles aguardam a finalização do processo judicial e o terceiro está em fase de instauração de procedimento. A ação também provocou o bloqueio de sete empresas e a denúncia de três engenheiros florestais, responsáveis técnicos pelas empresas. Todos foram denunciados ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) do Pará e ao Cadastro Técnico de Defesa Ambiental (CTDam). Um deles foi bloqueado e está impedido de atuar junto à Sema. "O objetivo dessa ação é criar uma malha de segurança. Passamos a ter um controle maior das movimentações de projetos florestais", explicou a corregedora.

A ação basicamente funciona como troca de informação constante e monitoramento por parte dos órgãos envolvidos. A avaliação e aprovação de projetos também ficou mais rigorosa. O que implica em mais tempo. Mas, segundo Wanzeler, a secretaria apenas passou a cumprir os tramites exigidos legalmente. "Os critérios já existiam. O que passamos a fazer foi cobrar o cumprimento desses critérios", defendeu. O tempo médio de aprovação de um projeto na Sema, segundo a corregedora, é de seis meses. "Desde que a proposta apresentada cumpra todas as exigências. O que acontece, muitas vezes, é que os projetos chegam aqui sem a elaboração adequada, com documentação pendente, e aí o tempo acaba sendo maior". Os servidores que cometeram irregularidades estão sujeitos a penas que vão de suspensão a demissão.

Empresários, projetos e demais profissionais, mesmo que sem vínculo com a secretaria, também sofrem penalidades. "Por isso trabalhamos em parceria. Mesmo os casos que fogem da competência da Sema, são denunciados tanto ao Ministério Público do Estado, Ministério Público Federal e Polícia Federal."

O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário