Brasil Novo Notícias: Descontos de IPVA vão até dia 15 de janeiro

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Descontos de IPVA vão até dia 15 de janeiro

Termina nesta terça-feira (15), o prazo para descontos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) aos proprietários de carros com finais de placas 41 a 61. A data do licenciamento destes veículos junto ao Detran é dia 15 de março. O benefício do desconto do IPVA é concedido quando o proprietário do veículo não tiver multas e fizer o pagamento integral do imposto dois meses antes do prazo final do licenciamento.

Os descontos são de 15% do valor do imposto para quem está há dois anos sem multa; 10% para quem não recebeu multas no ano passado e 5% de desconto nas demais situações, lembrando que esse desconto não é cumulativo. O proprietário de veículo tem, ainda, a opção de antecipar o pagamento do IPVA em três parcelas, sem desconto.

"Caso o contribuinte receba notificação de multas pelos órgãos competentes, referente aos exercícios 2011 ou 2012, após o recolhimento em cota única, ele perderá os descontos, o que implicará no retorno do valor integral. Neste caso o contribuinte deve se dirigir à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) para fazer o recolhimento do referido débito", informa a coordenadora do IPVA, Irene Raiol.
No site da Secretaria da Fazenda (Sefa) é possível consultar as datas, valores, e optar pelo pagamento integral ou parcelado, além de emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), no Portal de Serviços (www.sefa.pa.gov.br), item IPVA Antecipação.

O pagamento do DAE pode ser feito na rede bancária autorizada (Banpará, Banco da Amazônia, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e CEF) e casas lotéricas. Quando não houver antecipação do recolhimento do imposto, o IPVA será pago junto com o boleto de licenciamento anual do Detran.

IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros usados em 2013, no Pará, teve uma queda média de 10,5% em relação aos valores do ano passado. Para os veículos populares nacionais a redução do valor do imposto, em média, foi de 13,9%. Para as motocicletas nacionais, o valor médio da redução foi de 3,20% e para caminhões a média da queda dos valores chegou 11,1%, em relação aos valores cobrados em 2012.

O preço médio dos automóveis é apurado anualmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que faz a pesquisa do valor venal por marca/modelo. De acordo com o estudo da Fundação, o valor venal dos veículos fabricados entre 1983 e 2011 caiu, em média, 10,5% entre 2011 e 2012.
Para maiores informações o proprietário de veículo automotor deve ligar para o Call Center Sefa (0800-725-5533) ou acessar o site do órgão, área do Manual de Atendimento.

(Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário