Brasil Novo Notícias: Dilma vai anunciar corte de 20% na conta de energia

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Dilma vai anunciar corte de 20% na conta de energia


A presidente Dilma Rousseff fará pronunciamento à Nação para assegurar que a conta de energia residencial, comercial e da indústria terá redução de 20% e que não haverá racionamento no fornecimento de energia no país. O anúncio foi gravado e vai ser veiculado hoje, informou ontem o blog da jornalista Cristiana Lôbo no Portal G1 (g1.globo.com).
A promessa de redução das tarifas foi feita pela presidente também em pronunciamento à Nação, no dia 6 de setembro, véspera do Dia da Pátria. A promessa aumentou a popularidade da presidente, conforme aferido em pesquisas de opinião. O pronunciamento acontece num momento em que houve discussão forte sobre o risco de falta de energia no país. O governo despachou 56 das usinas termelétricas, de um total de 68, para assegurar o fornecimento a todo o País. Isso foi necessário porque os reservatórios ficaram abaixo na margem de segurança em função da falta de chuvas. As chuvas recentes permitiram que os reservatórios recuperassem capacidade. O atraso nas chuvas em diversas regiões, com reservatórios funcionando abaixo da capacidade, provocou dúvidas sobre o cumprimento dessa promessa e gerou avaliações de que poderia haver, no limite, um racionamento de energia, o que o Executivo nega de forma veemente.
De acordo com a jornalista Cristiana Lôbo, Dilma Rousseff vem acompanhando o assunto diariamente e só agora se sentiu com segurança para fazer este pronunciamento à Nação assegurando a redução da tarifa e a garantia do fornecimento. O corte médio prometido pelo governo é de 20%, sendo de 16% para consumidores domésticos. A lei que prorroga as concessões do setor elétrico e dá condições para a redução nas tarifas de energia foi assinada pela presidente na semana passada. Seis itens aprovados pelo Congresso Nacional, em 18 de dezembro, foram vetados.
Ainda não se sabe se os descontos na conta de luz ficarão próximos da meta média de 20% prevista pela presidente Dilma Rousseff, em setembro do ano passado.
O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário