Brasil Novo Notícias: Índios voltam a parar obras no sítio pimental.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Índios voltam a parar obras no sítio pimental.


Foto: Felype Adms.

'4 mil operários tiveram que voltar pra casa, e outros 1.000 estão no canteiro sem poder sair, a alimentação já foi normalizada pela CCBM'

Em Altamira na região Oeste do Pará, índios da tribo Juruna, paralisaram os trabalhos no Sítio Pimental, principal canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, na volta grande do Xingu.

As atividades no canteiro de Obras foram suspensas durante a manhã desta segunda-feira (07), nos três turnos de trabalho. Cerca de 800 operários alojados estão sem alimentação, os índios apreenderam 3 veículos com mantimentos e anunciaram que ninguém entra e nem sai do local, outros 4 mil trabalhadores tiveram que voltar para Altamira, vários ônibus ficaram pelo meio do caminho e tiveram as chaves apreendidas.
Foto: Felype Adms.
"Não queremos mais negociações lá em Altamira ou Brasília, a gente só sai daqui quando resolverem nosso problema" Disse Giliard Juruna.
Ainda durante a manhã desta segunda-feira, um representante da Norte Energia esteve no local do bloqueio e ouviu as lideranças, mas Antenor Bastos responsável pelos assuntos indígenas da empresa não conseguiu avanços nas negociações para a liberação da via.
Os índios pedem água potável nas aldeias, condições de pesca, postos de saúde escolas, além de 300 mil reais como compensação pelos dois meses que as etnias tiveram prejuízos por não poder pescar. O clima é tenso no local, entre índios e motoristas de ônibus, houve correria no momento em que a via foi bloqueada, mas não se tem informações de feridos, a força nacional foi acionada e se faz presente na área para manter a segurança de ambas as partes.
Foto: Felype Adms.

NOTA: O representante da Norte Energia informou apenas que vai continuar tentando negociar com os indígenas, e já viabilizaram uma forma de mandar comida aos mais de 1000 operários, via rio Xingu, que estão sem poder sair do sítio Pimental.

Por: Felype Adms.

Nenhum comentário:

Postar um comentário