Brasil Novo Notícias: Academia da Polícia Civil abre 2 novos cursos para policiais civis e militares

segunda-feira, 18 de março de 2013

Academia da Polícia Civil abre 2 novos cursos para policiais civis e militares


A Academia da Polícia Civil (Acadepol) inicia, nesta segunda-feira, 18, dois cursos voltados tanto a policiais civis quanto militares. As aulas serão realizadas no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), em Marituba. Um deles é o curso de Formação de Instrutores de Armamento, Munição e Tiro Policial, voltado para policiais civis e militares. O outro é o de Capacitação para Atuação na Área de Polícia Administrativa e Meio-Ambiente, com também seis turmas, com média de 20 alunos cada.
Ao todo, serão formadas seis turmas com, em média, 10 policiais em cada, até o dia 11 de abril deste ano. De acordo com a delegada Liane Martins, diretora da Acadepol, outros cursos serão realizados ao longo deste semestre, como a capacitação de Policiais Civis em Técnicas Policiais, com um total de 20 turmas de policiais civis e militares, visando treinar e qualificar o efetivo de policiais da capital para atividades operacionais.
Outro curso é o de Aperfeiçoamento para Promoção à Última Classe, a ser realizado, via sistema Web EAD (Ensino à Distância pela Internet), para 280 policiais divididos em quatro turmas formadas por investigadores, escrivães, papiloscopistas, peritos policiais civis e auxiliares técnicos de Polícia Civil, que estão na classe “C”. O curso objetiva promover o aperfeiçoamento das categorias policiais, além de torná-los aptos a concorrer ao processo de promoção funcional, segundo previsto no artigo 54 da Lei Orgânica da Polícia Civil do Pará.
Nos dois últimos anos (2011 e 2012), 2,8 mil servidores da área de Segurança Pública, entre policiais civis, militares, bombeiros e da área administrativa, participaram de cursos de formação e capacitação na Academia da Polícia Civil. Somente no ano passado, foram exatos 1.100 servidores públicos. O número superou a meta prevista para o ano, que era de 846 servidores capacitados.
Em 2012, o curso que mais gerou capacitação de policiais foi o de Treinamento Básico em Operações Policiais Civis e Investigação Policial, com 185 policiais civis formados, seguido do curso de Habilitação, Manuseio e Uso do Armamento Letal da Polícia Civil (141). A maioria dos policiais capacitação é da categoria de investigador da Polícia Civil (455), segundo dados da Acadepol. No ano anterior, 2011, 1.715 foram formados. A meta da Acadepol até 2015 é capacitar 3.381 servidores públicos da Segurança Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário