Brasil Novo Notícias: Detran abre processo para suspender 21 mil motoristas

segunda-feira, 11 de março de 2013

Detran abre processo para suspender 21 mil motoristas


O Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran-PA) tem ao menos 3 mil processos de suspensão de carteiras nacionais de Habilitação (CNHs) abertos. Outros 21 mil aguardam a análise de recursos para receber encaminhamento. Desses, 8 mil foram originados em autuações de motociclistas dirigindo sem capacete e 3 mil de passageiros de motos sem o equipamento de segurança. O número de habilitações sob ameaça de suspensão poderia ser muito maior, mas o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permite múltiplas chances de defesa e as autuações se arrastam durante anos sem resultado. No ano passado, foram canceladas ou cassadas 1,5 mil habilitações; outras 115 mil foram suspensas. Algumas dessas punições são resultado de processos iniciados em 2008 ou antes. Em média, são abertos 10 processos de cancelamento por dia.

Há diferença entre a suspensão e o cancelamento ou cassação da CNH. A suspensão imediata do direito de dirigir é uma medida administrativa aplicada ao condutor que comete determinadas infrações, como dirigir moto ou levar passageiros sem capacete ou dirigir alcoolizado; quando o condutor acumula 20 pontos ou mais na carteira; ou por ordem judicial em caso de um crime de trânsito. Em todos os casos, é preciso aguardar a análise dos recursos do processo da multa, para então abrir o processo de suspensão.

A carteira é cancelada quando, durante o primeiro ano de habilitação, o motorista comete uma infração gravíssima, uma grave ou duas médias. Nesse caso, será preciso recomeçar o processo de habilitação. Há condutores que estão na terceira permissão e, por imperícia, permanecem perdendo a licença para dirigir. A cassação é um procedimento semelhante ao de cancelamento, mas ocorre quando o processo de cancelamento foi iniciado e o condutor obteve a carteira definitiva antes da conclusão. Também é possível cassar carteiras com algum problema na emissão ou suspeita de fraude.
Do total de processos em andamento, 3 mil se referem a infrações à Lei Seca. Aproximadamente 10% são crimes de trânsito. Entre eles, há processos que se arrastam desde 2008, quando a Lei Seca começou a ser aplicada e que ainda hoje não foram julgados.
Sem fiscais, municípios do interior assistem à 'farra das motos'

O coordenador de Penalidades do Detran-PA, Valter Aragão, estima que o número de habilitações suspensas ou canceladas seria maior se a legislação de trânsito fosse menos tolerante a recursos. O excesso de possibilidades de defesa, por si só, é suficiente para atrasar o andamento dos processos. Mas muitos recursos não têm substância, não apresentam provas e se limitam a várias páginas de discursos. Outro detalhe é que os autuados deixam para entregar seus recursos nos finais dos prazos.

'Outro fator impeditivo para a penalidade aos condutores são os nossos sistemas, pois grande parte desse processo de suspensão ou cancelamento ainda é totalmente manual, sendo dificultado ainda mais nos municípios do interior. O Detran-PA está investindo em nova infraestrutura de informática para agilizar esse trabalho, mas ainda estamos implantando tudo isso. Teremos até talonários de multas eletrônicos, para diminuir as falhas humanas que também acabam gerando recursos', adiantou o coordenador do Detran-PA.

Valter atribui aos condutores o fato de haver tantas punições. 'Apesar da quantidade de condutores habilitados passar de um milhão no Pará, o que faz que esse número de penalidades parecer pequeno, estamos preocupados. Principalmente com condutores de moto, cada vez mais numerosos e imprudentes. E isso piora no interior. Somente 45 dos 144 municípios têm órgãos municipais de trânsito. Os demais fazem convênios com o Detran. As prefeituras precisam se impor para controlar a farra de motos. Há cidades que possuem mais motos que habitantes. E as infrações de motos repercutem nos leitos dos hospitais. No Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, 80% dos leitos são ocupados por motociclistas acidentados', adverte Valter.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário