Brasil Novo Notícias: Eleitores com pendências têm prazo até abril

segunda-feira, 4 de março de 2013

Eleitores com pendências têm prazo até abril


Vence no próximo dia 25 de abril o prazo para os eleitores que estão com pendências junto à Justiça Eleitoral regularizarem suas situações. É o caso daqueles que deixaram de votar nas três últimas eleições consecutivas e não apresentarem justificativa ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Estes poderão ter seus títulos eleitorais cancelados. As pessoas que se encontram nesta situação devem comparecer ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência, munidos de Carteira de Identidade e Título de Eleitor. Cidadãos menores de 18 anos ou com idade superior a 70 anos não estão incluídos, pois não são obrigados a votar. Em todo o Estado, há mais de 118 mil eleitores nesta condição.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará publicou na internet, no endereço: www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-pa-eleitores-passiveisde-cancelamento, a lista de eleitores faltosos nos últimos três pleitos eleitorais e, portanto, suscetíveis de cancelamento do documento eleitoral.
O eleitor que está em débito com a Justiça eleitoral fica impedido de emitir documentos, participar de concursos públicos e até de contrair empréstimos em instituições financeiras publicas. Caso o eleitor seja servidor público, ele poderá ter seu salário bloqueado.
São considerados como eleição cada um dos turnos de votação das eleições oficiais, bem como o plebiscito de 2011 e eventuais eleições suplementares. O cancelamento do título será automático após 25 de abril, no caso dos eleitores que não regularizaram sua situação.
O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário