Brasil Novo Notícias: Pará deve ser declarado área livre de febre aftosa, diz Adepará

segunda-feira, 4 de março de 2013

Pará deve ser declarado área livre de febre aftosa, diz Adepará


O estado do Pará deve ser declarado como área livre de febre aftosa, uma doença que afeta animais como bois e búfalos, prejudicando a qualidade dos rebanho e dificultando o comércio de gado produtos derivados com outros estados e países.
Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), no final de janeiro de 2013 as últimas propriedades rurais do estado receberam o resultado negativo no teste que detecta a doença. Ao todo, foram testadas mais de 13 mil amostras de 382 propriedades em 58 municípios do Pará.
O resultado é uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que o estado receba o status de livre da febre aftosa, que pode acontecer ainda no primeiro semestre. A expectativa dos produtores é que em 2014 este reconhecimento seja internacional, o que pode beneficiar as exportações do estado. Segundo a Adepará, para alcançar este objetivo foram investidos mais de seis milhões de reais no programa de erradicação da doença em todo estado só no ano de 2012.
Esse cenário contribui para a abertura de novos mercados. Atualmente, o Pará é o 4º maior produtor de carne e o maior exportador de boi em pé do país. Em 2012, o total de bovinos e bubalinos exportados vivos chegou a 388.188.
O reconhecimento, porém, depende da ausência de circulação do vírus em estados próximos, como Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba.
G 1/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário