Brasil Novo Notícias: “AGITA BRASIL NOVO”, UM DIA DEDICADO À ATIVIDADE FÍSICA E A SAÚDE

sábado, 6 de abril de 2013

“AGITA BRASIL NOVO”, UM DIA DEDICADO À ATIVIDADE FÍSICA E A SAÚDE


 Sr. Antônio Atleta da Terceira Idade

O dia 06 de abril foi instituído pela Organização Mundial da Saúde como o dia Mundial da Atividade Física. Em Brasil Novo, município localizado na região oeste do Pará, o dia foi comemorado com antecedência com suas atividades desenvolvidas nesta sexta-feira (05). O evento, em virtude do Dia Mundial da Atividade Física, aconteceu no Ginásio Dom Erwin Crash que pertence à Igreja Católica e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo e da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social.

Orientação sobre Hipertensão 
O sedentarismo tem sido enfrentado como um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como enfermidades cardiovasculares, hipertensão, diabetes e obesidade. É reconhecido como um dos principais inimigos da saúde pública no mundo, não só pela sua alta prevalência como pela altíssima mortalidade, confirmada por publicações da Organização Mundial da Saúde que aponta como a  quarta causa de morte dentre as 19 principais, estando à frente inclusive de obesidade e hipercolesterolemia sendo responsável no mundo por três milhões de mortes. Neste sentido, durante o dia os jovens da terceira idade, que foram submetidos a exames de glicemia parte do Grupo Melhor Idade do Centro de Convivência do Idoso (CCI), foram submetidos a exames de glicemia para posteriormente fazer o mapeamento daqueles que necessitam de acompanhamento médico.

Sr. Bizaque Atleta da terceira Idade
Pedalar, jogar bola, correr, caminhar, nadar e dançar são alguns dos exercícios físicos sugeridos. Além disso, o programa incentiva que algumas atividades do dia-a-dia sejam feitas com mais freqüência como: subir escadas, saltar do ônibus um ponto antes, passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro, dentre outras com o objetivo de diminuir os problemas do sedentarismo no mundo. Por isso esporte também esteve presente durante as atividades físicas do dia – “Depois que comecei a participar do Grupo da Melhor Idade e principalmente do futebol, eu me senti bem melhor. Parece que a gente fica mais novo” – comentou o Sr. Bizaque após um jogo realizado entre as equipes femininas e masculinas do CCI. No jogo, que tinha como objetivo mostrar que não há limite de idade para praticar  atividades físicas, não teve perdedores, todos saíram ganhando.
Equipe masculina e feminina do CCI

O tema do dia foi “Agita Brasil Novo” devido ao AGITA MUNDO e trouxe como lema “Atividade Física é Saúde, Acumule 30 Minutos Todos os Dias”.






Por: Valdemídio Silva
Fotos e Informações/PMBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário