Brasil Novo Notícias: BRASIL NOVO: Município adere ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

sexta-feira, 5 de abril de 2013

BRASIL NOVO: Município adere ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa


Servidores da Educação acompanhando o Lançamento do PNIC
Na noite desta quinta-feira (04) a prefeita do Brasil Novo oeste do Pará, Marina Sperotto, anunciou a adesão do município ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) que tem como meta garantir que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas na idade apropriada. Para fazer parte do PNAIC é necessário que o município assine o termo de adesão se comprometendo com o objetivo do programa.
O objetivo é que o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), apoie estados e municípios na implementação de medidas que possibilite o cumprimento desta meta. PNAIC, deverá instituir ações de incentivo a alfabetização em língua portuguesa e matemática, apoio técnico e financeiro, além de promover avaliações sistemáticas.
Ver. Prof. Walter Soares 
No início o MEC pretende criará um programa de formação e aperfeiçoamento de professores alfabetizadores, que será desenvolvido em parceria com as universidades públicas, dando aos professores suporte com material didático para dar suporte às aulas.
Para o Vereador e Professor Walter Soares  que é Presidente da Comissão de Educação na Câmara Municipal, o PNAIC não uma responsabilidade apenas do Governo Federal – “O PNAIC é uma responsabilidade, não só do governo federal, do governo do estado estado e sim uma responsabilidade de todos nós educadores e é preciso que tenhamos a preocupação e o compromisso com o a alfabetização na idade certa” – afirmo o Vereador.
Sec. de Edc. Jusélia Bocaiuva em seu discurso
Para a  secretária de educação, Juzelia Bocaiuva, a educação não é um ato isolado, mas sim um ato coletivo e que deve ser entendido como responsabilidade de todos.
O programa tem como objetivo, garantir que todos os alunos do sistema público de ensino estejam alfabetizados aos 08 (oito) anos e deve contribuir com a formação dos professores alfabetizadores. Ao lançar o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, o município de Brasil Novo se compromete a aceitar as avaliações promovidas pelo MEC.
Marla Cristina, Coord. do PNIC
Para a professora Marla Cristina, Coordenadora do PNAIC, o programa trás ganhos consideráveis na educação do município – “ Isso representa uma possibilidade de mudar o estado atual em que os nossos alunos chegam ao final do ciclo da alfabetização sem estarem alfabetizados. Essa é uma realidade do município, do estado e do país como um todo”. – apontou a coordenadora.
Prefeita Marina Sperotto ao lado do Vice-prefeito Júnior Lorenzoni
A prefeita do município, Marina Sperotto, afirmou durante a cerimônia de lançamento do Pacto, que o governo se empanhará ao máximo para que os objetivos sejam alcançados – “Quero colocar a prefeitura à disposição de todos vocês, para que o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa seja uma realidade para o nosso município, mas para que isso possa realmente acontecer é preciso que todos estejamos empenhados e o Governo Compromisso Com o Povo estará se esforçando ao máximo para que esse objetivo seja alcançado”. – disse Marina Sperotto.

O evento foi finalizado ao som da Banda Sacerdote (Banda Gospel). 


Banda Sacerdote
Professoras: Josefa Luciana Oliveira da Silva
Hozana de Sousa Sampaio e Rosiane Maria Daros Pereira
Orientadoras de estudos do PNAIC

Por: Valdemídio Silva
Fotos e informações/ASCOM PMBN




Nenhum comentário:

Postar um comentário