Brasil Novo Notícias: BRASIL NOVO: MUNICÍPIO RECEBE O PROJETO CONQUISTANDO A LIBERDADE

sexta-feira, 26 de abril de 2013

BRASIL NOVO: MUNICÍPIO RECEBE O PROJETO CONQUISTANDO A LIBERDADE



Detentos e Alunos Durante as Palestras no Ginásio da Escola Brasil Novo
Internos do Centro de Recuperação de Altamira foram beneficiados nesta quinta-feira (25), com o Projeto Conquistando a Liberdade. 24 internos estiveram durante todo o dia nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Brasil Novo, onde realizaram diversas atividades. Concomitante à prestação dos serviços, os alunos do ensino médio da Escola Brasil Novo, acompanharam uma palestra com dois detentos denominada Papo di Rocha”. Um bate-papo entre presos e jovens educando, com a mediação do Professor Adauto, Psicólogo da casa penal de Altamira, sobre os perigos das drogas e as conseqüências que o crime traz para as famílias e ao recuperando com o objetivo de mostrar exemplos de como o crime é prejudicial e destrutivo.
Internos Santiago e Fábio Augusto
Durante a palestra o interno Fábio Augusto Corrêia,  disse que o uso da droga é a raiz da destruição da estrutura familiar. “A droga é um firme fundamento para destruir o alicerce familiar. A droga é um das maiores raízes do mal para destruir nossa capacidade de raciocinar. Aquilo que a gente pensa é o que faz a gente realmente agir... e o que pensar? Fui preso pela primeira vez aos 14 anos por roubo de carro e encaminhado para a FEBEM, aos 21 anos eu estava experimentando a pedra do Crack, aos 25 fui preso por homicídio e já estou novamente preso por assalto, tudo isso por está no meio da dependência química. Então eu queria que vocês entendessem isso, que o mundo das drogas destrói todos os seus sonhos e te priva de sua liberdade” – relatou o detento Fábio Augusto.
Certificação dos detentos por participação no Projeto
Projeto de reinserção social denominado “Conquistando a Liberdade” realizada pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (SUSIPE) em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Estado de Educação, Propaz e Polícia Militar e a Prefeitura Municipal de Brasil Novo, tem o objetivo de levar a prestação de serviços gerais de limpeza e manutenção predial a escolas públicas Estaduais e Municipais do Pará por meio da mão de obra de detentos da Susipe custodiados em regimes fechado e semiaberto. O projeto que tem como objetivo o aproveitamento da mão de obra carcerária, proporcionar a remição de pena, contribuir para a conduta do preso em um processo de reintegração social fazendo dele agente de transformações positivas, será realizado mensalmente até dezembro deste ano com ações simultâneas na última quinta feira de cada mês.
Prefeita Marina Sperotto e Dr. Alexandre Rizzi
Juiz Titular da Comarca de Brasil Novo
Em entrevista à imprensa o Dr. Alexandre Rizzi Juiz Titular da Comarca de Brasil Novo falou que a idéia do projeto a fazer com que os alunos atentem para as mazelas que o crime causa na estrutura familiar.  “A idéia aqui não é dar a oportunidade para o interno possa se ressocializar, mas também fazer com que o aluno veja o interno veja sua história, entenda qual o resultado que o crime acaba gerando e com isso a gente consegue atingir os dois mundos. Nossa comunidade e o mundo do interno e fazer com que ele tenha esperança de sair e encontrar pessoas boas aqui e ao mesmo tempo fazer com que o interno que está parado trabalhe como todo mundo quer. Foi pra isso que o projeto veio e pra isso que o projeto vai ficar. Espero que realmente ocorra uma vez por mês aqui e no que depender de mim vou passar para as a outras comarcas também e com certeza nossa região vai servir de exemplo”. – Afirmou o Dr. Alexandre Rizzi.
Jonathan Bitencourt Aluno da Sexta Série
O aluno Jonathan Bitencourt disse que o projeto deixou uma lição muito importante para ele. “Aprendi que devemos sempre respeitar os outros e sempre dar uma segunda chance e que as drogas faz muito mal e pode nos levar à prisão” – disse ele. 
O “Conquistando a Liberdade” teve sua primeira ação em 2003, no município de Belém, por meio da iniciativa do Juiz Titular da 3ª Vara de Execução Penal, Deomar Barroso, que envolvia a limpeza de praças com apoio dos presos. Após a transferência para o município de Abaetetuba, nordeste do Pará, o magistrado contou com o apoio do Diretor do Centro de Recuperação de Abaetetuba, Capitão Jorge Melo, que juntos resgataram o projeto, em escolas do município. E agora o Governo Compromisso Com o Povo vira o mais novo parceiro desta ação e Brasil Novo se Torna o Primeiro Município da Transamazônica a receber o Projeto.
Prefeita Marina Sperotto
Para a Prefeita do município anfitrião, essa é uma oportunidade muito importante tanto para os internos quanto para os alunos de analisarem as conseqüências do crime “Estamos muito felizes de estarmos recebendo este projeto em Brasil Novo e nos tornarmos o primeiro município da Transamazônica a fazer parte desta parceria. Esse projeto trás a oportunidade dos internos terem os primeiros contatos com a sociedade fazendo com que eles sintam-se cidadãos e ao mesmo tempo, nossos jovens podem ver e viver uma experiência positiva, no sentido de entender os malefícios que as drogas e o crime trazem para a sociedade” – comentou Marina Sperotto Prefeita de Brasil Novo.


Por: Valdemídio Silva
Fotos: Valdemídio Silva e Raimundo Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário