Brasil Novo Notícias: Chuva causa estragos e prefeitura de Medicilândia decreta estado de calamidade pública.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Chuva causa estragos e prefeitura de Medicilândia decreta estado de calamidade pública.

As chuvas que atingiram a nossa região semana passada causaram muitos estragos inclusive em diversas partes da zona rural na transamazônica. Na cidade de Medicilândia foram tantos prejuízos que o prefeito decretou estado de calamidade pública. 

A estimativa da prefeitura é de que mais de 250 milímetros de chuvas caíram durante esta semana na região, sendo um dos municípios atingido, o prefeito Gaúcho   e o vice Valtair Teixeira pretendem relatar as autoridades o recente decreto de calamidade pública.
As chuvas danificaram malha viária e estradas rurais do município. A prefeitura contabiliza prejuízos e se mobiliza para pedir apoio aos governos estadual e federal.
É quase incalculável o numero de vicinais atingidas pela catástrofe. Na vicinal do km 95 sul, a maior ponte que compõe a cidade, com quase 80 metros de comprimento foi levada pela enxurrada, só restaram os pilares de concreto, a comunidade ficou isolada.
Na vicinal do km 105 norte, a ponte cedeu e toda madeira foi levada pela forte correnteza das águas. A saída foi improvisar uma pequena passarela. O volume das águas também estragou as estradas que dão acesso ás pequenas comunidades. O transporte escolar ficou comprometido.
No km 115 norte, a estrada vicinal ficou intrafegável, a força da agua foi tão grande que todas as casas, incluindo uma escolinha foram atingidas. Depois de quase uma semana após a catástrofe foi que os alunos puderam participar das atividades escolares. Essa estrada vicinal se transformou em uma cratera única. 
Na mesma vicinal, a chuva abriu um grande buraco na frente de uma outra comunidade rural, o local ficou bem parecido com uma enorme lagoa, feita para criação de alevinos.  Em outra parte, a ponte só não foi levada pelas águas por causa de uma árvore e os cabos de aço, colocados desde sua construção. Os moradores temiam ficar isolados.
O vice-prefeito de Medicilândia Valtair Teixeira e o coordenador de transportes da educação Dirceu da Luz fizeram  visita aos locais mais afetados pela chuva.
A situação acontece no momento em que a prefeitura já realizava serviços para melhorar as condições de tráfego para a população.
O decreto de calamidade pública é parecido com a de estado de emergência,  decretado quando o município, sozinho, já não consegue mais resolver os seus problemas, tendo que recorrer á outros governos.  O corpo de bombeiros juntamente com a equipe técnica da prefeitura vem fazendo um amplo levantamento em todas as áreas para determinar a extensão do prejuízo em metros quadrados e  poder tomar providencias emergenciais. O pedido de licenciamento ambiental para retirada e serragem de madeira já foi feito pelos bombeiros na capital do estado.
Enquanto a ajuda não chega, o gestor de Medicilândia segue realizando manutenções. 
Por: Sidalécio Souza (comunicador da Rede de Rádio e TV Vale do Xingu)

2 comentários: