Brasil Novo Notícias: EX-PREFEITO TEM DOCUMENTOS PRESOS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO

segunda-feira, 22 de abril de 2013

EX-PREFEITO TEM DOCUMENTOS PRESOS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO


O Ministério Público do Estado (MP) apreendeu, ontem, mais de 70 caixas de documentos da Prefeitura de Santo Antônio do Tauá que estavam em oito casas de parentes e do noivo da filha do ex-prefeito do município, Raimundo Noronha, e em um escritório de contabilidade em Belém.
A operação para cumprimento de nove mandados de busca e apreensão foi realizada pelo Núcleo de Combate à Corrupção e Improbidade Administrativa (NCCIA) e pelo Grupo de Atuação Especial contra as Organizações Criminosas (Gaeco), ambos do MP, em atuação conjunta com a Polícia Civil do município e do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil.
O promotor de Justiça e coordenador do NCCIA, Nelson Medrado, que participou da operação, disse que foram apreendidas notas fiscais, folhas de pagamento, cheques em branco, documentos fiscais e de transferências bancárias e computadores que, segundo o promotor, são indícios de que o ex-prefeito "não gastou o dinheiro público de forma correta".
A denúncia partiu de uma investigação do promotor local, João Cavaleiro de Macedo, que abriu investigação criminal e civil. As denúncias foram encaminhadas ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que enviou uma controladora para acompanhar a ação.
Os documentos estão em Santo Antônio do Tauá e ainda vão ser examinados, mas Nelson Medrado adiantou que Noronha pode ser condenado por crime contra a administração pública e de responsabilidade, além de improbidade e enriquecimento ilícito.
Segundo o MP, o ex-prefeito não prestou contas dos anos de 2011 e 2012, quando encerrou o seu mandato e teria cometido, entre outras irregularidades, compras diretas sem licitação e transferência de dinheiro público para contas de particulares. Raimundo Noronha, não foi encontrado para falar sobre as acusações do MP.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário