Brasil Novo Notícias: Hemopa está com baixo estoque de sangue

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Hemopa está com baixo estoque de sangue


A Fundação Hemopa enfrenta dificuldades com a redução no comparecimento de voluntários da doação de sangue no período chuvoso. Até as 15h30 de ontem, 115 doadores compareceram ao centro. Do total de voluntários menos de 100 doações foram realizadas. A diminuição interfere no atendimento da rede hospitalar, que conta com mais de 200 estabelecimentos e uma procura de 300 bolsas de sangue por dia, e no atendimento mensal de aproximadamente 150 pacientes que precisam da transfusão de sangue para o tratamento das doenças hematológicas.
Segundo a assessora de imprensa do Hemopa, Vera Rojas, "a situação está caótica, o ideal é mantermos o número de 250 coletas por dia". Conforme a assessora explicou, o número de coletas caiu gradativamente e se agravou com a época das chuvas. "Quando alguém adoece o período chuvoso não impede que essa pessoa vá até o hospital, mas quando é pra sair de casa e doar sangue a atitude das pessoas é diferente, por isso há um desequilíbrio, a demanda é maior que a oferta de sangue", afirmou Vera.
"O Hemopa convoca a população a comparecer ao centro e doar sangue como um ato solidário. Um doador pode salvar até quatro vidas", esclareceu Vera. O equilíbrio da oferta e procura depende diretamente da mobilização da sociedade em realizar as doações de sangue, enfatizou.
De acordo com Vera, para reforçar o ato de doar sangue e conscientizar a população é importante manter a parceria com o corpo clínico da rede hospitalar. "A equipe técnica dos hospitais, que recebem o sangue que é coletado pelo Hemopa, deve orientar e sensibilizar familiares e acompanhantes sobre a importância de repor o sangue usado garantindo assim o suprimento de estoque em momentos de crise", declarou.
Os hospitais que atendem, principalmente, casos de alta complexidade com realização diária de cirurgias cardíacas, transplantes e pacientes oncológicos precisam de maior comprometimento com a doação de sangue juntos aos seus pacientes, contou.
Para ser doador voluntário de sangue é preciso ter boa saúde, idade entre 16 anos completos e 67 anos e peso acima de 50 kg. É necessário também apresentar o documento de identidade original e com foto. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Não precisa estar em jejum. Após a coleta o doador recebe um lanche para auxiliar na sua hidratação.
Fonte: Amazonia Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário