Brasil Novo Notícias: MPF se compromete a participar das negociações pela melhoria da saúde indígena no Pará

quarta-feira, 24 de abril de 2013

MPF se compromete a participar das negociações pela melhoria da saúde indígena no Pará


O Ministério Público Federal (MPF) comprometeu-se com lideranças indígenas do Pará a participar das negociações em busca de melhorias no atendimento à saúde indígena no Estado. O compromisso foi assumido em reunião realizada na sede do MPF em Belém nesta quarta-feira, 24 de abril, entre o Procurador-Chefe da Procuradoria da República no Pará, Bruno Araújo Soares Valente, e lideranças indígenas que desde ontem ocupam na capital paraense a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Guamá Tocantins, no bairro da Cremação, e a Casa de Saúde Indígena, no distrito de Icoaraci.
Segundo os indígenas, a situação da saúde é caótica nas 186 aldeias atendidas pelo Dsei Guamá Tocantins, que abrange 2.112 famílias, distribuídas em 25 etnias predominantes, em um total de 7,1 mil indígenas atendidos. Lideranças das famílias prejudicadas relataram falta de medicamentos, de profissionais de saúde e de infraestrutura, como automóveis e mobiliário para os oito polo-base de atendimento.
"Entendemos a gravidade da situação e consideramos inadmissível que as famílias indígenas não tenham acesso ao atendimento básico de saúde", criticou o procurador da República Bruno Araújo Soares Valente.
Os indígenas querem a destituição imediata da coordenadora do Dsei, Danielle Soares Cavalcante, com quem dizem não conseguir negociar. Soares Valente informou às lideranças que o MPF não tem poder de interferir em decisões administrativas do poder executivo, como a manutenção ou não de um servidor no cargo ocupado.
No entanto, o MPF pode tentar auxiliar na melhoria do diálogo entre os manifestantes e a coordenação da Dsei, explicou o procurador da República. Soares Valente anunciou que ainda nesta quarta-feira vai entrar em contato com a coordenadoria da Dsei para tentar dar início a um processo de negociação entre a Dsei e as lideranças indígenas.
Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário