Brasil Novo Notícias: BRASIL NOVO ALCANÇA OS 80% DE CADASTRO E ESTÁ LIVRE DO EMBARGO AMBIENTAL RURAL

segunda-feira, 8 de julho de 2013

BRASIL NOVO ALCANÇA OS 80% DE CADASTRO E ESTÁ LIVRE DO EMBARGO AMBIENTAL RURAL

Prefeita Marina Sperotto, Sec. da SEMMA Zelma Campos e equipe
Fazendo entrega de CARs na Vicinal 12
Na busca pelo desembargo ambiental do Município, a  Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA de Brasil Novo traçou a meta de alcançar os 80% da área cadastrável no município e para isso buscou parcerias, e em 19 de março se reuniu com representantes de diversas instituições e juntas criaram o Grupo Municipal de Combate ao Desmatamento onde discutiram as estratégias para retirar o Município da zona de embargo ambiental em que se encontrava desde 2008, devido ao não cumprimento do CAR (Cadastro Ambiental Rural). Estiveram presentes na oportunidade representantes do Instituto Socioambiental, UFPA, Ceplac, Emater, STTR de Brasil Novo, Sindicato dos Produtores Rurais de Brasil Novo, representantes do Comércio local, ADEPARÁ,  SEMAF-BN, SEMAGRI-BN, pastores e representantes da sociedade civil.

Prefeita Marina Sperotto, Sec. da SEMMA Zelma Campos e equipe
Fazendo entrega de CARs na Vicinal 13
Na sexta-feira dia 05 de julho às 10h:30min, o município de Brasil Novo alcançou o objetivo traçado pelo grupo de trabalho que era de alcançar os 80% da área cadastrada assim sair do embargo ambiental. O resultado do esforço conjunto das Entidades, da SEMMA e do Governo compromisso Com o Povo deverá ser publicado no Diário Oficial da União ainda neste mês pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA.

A equipe as SEMMA, composta por 10 funcionários, trabalharam de forma incansável e em um período de 90 dias percorreram 157.744 ha de uma área total de 636.684, 8492 ha o que corresponde a 33% da área cadastrável no município que é de 478.012 há.

Sec. da SEMMA Zelma Campos e a Prefeita Marina Sperotto no ato de entrega
dos CARs na Vicinal 13
“É uma satisfação enorme pra nós da SEMMA estarmos entregando à esses proprietário os seus CARs e isso só se fez possível graças ao empenho de toda a nossa equipe técnica que se esforçaram ao máximo para percorrerem toda esta extensão e ao consentimento da prefeita Marina Sperotto que nos deu total liberdade para a realização do trabalho” – comentou Zelma Campos, Sec. Mun. De Meio Ambiente ao fazer a entrega do Primeiro CAR na vicinal 12 na manhã desta segunda-feira (08).

Prefeita Marina Sperotto entregando o CARs ao
Sr. Palmiro na Vicinal 12
O Sr. Palmiro da Vicinal 12 disse que não esperava que essa entrega acontecesse com tamanha agilidade. “Estou muito satisfeito por estarmos recebendo esse Cadastro Ambiental. Não esperava que isso fosse tão fácil chegar assim como está chegando a nossas mãos. Muito obrigada!” – agradeceu o agricultor.

Todo o trabalho foi disponibilizado Pelo governo Compromisso Com o Povo e pago com recursos próprios do município. Conforme mostra o calendário a seguir, serão entregues 400 CAR em todas as vicinais de Brasil Novo, todos sem nenhum custo financeiro ao proprietário.

Vicinal 12 dia08/07 às 10 horas na Comunidade Presidente Vargas
Vicinal 13 dia08/07 às 15 horas - na Escola São Pedro.
Vicinal 14 dia10/07 às 10 horas - entrega no Auditório da Prefeitura
Vicinal 15 dia09/07 às 10 horas na Agrovila Planaltina
Vicinal17 dia09/07às 15 horas na Agrovila Nova Floresta
Vicinal 18 dia10/07 às 15 horas na residência do Sr. David Boa
Vicinal 19 dia11/07 às 10 horas Comunidade Malvinas
Vicinal 20 dia12/07 às 10 horas na Agrovila Duque de Caxias
Capembas dia 15/07 às 10 horas na propriedade da Senhora Maria Maranhão
Vicinal 20 Comunidade Pontal dia 16/07 às 10 horas


Por: Valdemídio Silva
Fotos e Informações: ASCOM/PMBN




Nenhum comentário:

Postar um comentário