Brasil Novo Notícias: Caravana de cidadania chega ao município de São Félix do Xingu, PA

terça-feira, 9 de julho de 2013

Caravana de cidadania chega ao município de São Félix do Xingu, PA


A população de São Félix do Xingu, no sudeste do estado, poderá contar com serviços de emissão de primeira e segunda via da identidade, carteira de trabalho, CPF e certidão de nascimento. O atendimento iniciou nesta segunda-feira (8) e segue por mais dois dias.

A ação, do projeto Pro Paz, também oferece atendimento jurídico. No primeiro dia, os serviços da caravana foram concentrados na Escola Estadual Carmina Gomes, localizada no bairro Novo Horizonte, no centro da cidade. Desde às 7 horas, a procura foi grande.

Ao final das atividades, os números confirmaram a expectativa. Somente nesta segunda-feira, foram feitos 1.457 atendimentos. Foram emitidas 480 carteiras de identidade e 190 de trabalho, 210 CPFs e 116 certidões de nascimento. Também foram atendidas 392 pessoas na fotografia e feitos 69 procedimentos jurídicos.

“Nossa meta é tirar, por dia, em torno de 500 identidades, e desde que chegamos aqui, tem bastante gente já à procura desse serviço. No caso dos outros documentos, com certeza também vamos alcançar um bom resultado”, disse, no início do dia, o coordenador da caravana, Vagno Silva.

Na terça-feira (9), a ação se desloca para o distrito de Taboca, a cerca de 100 quilômetros da sede municipal. Para chegar à localidade, a equipe do Pro Paz terá de atravessar o rio Xingu, que cerca o município, e ainda percorrer, de carro, mais duas horas. Ao todo, São Félix conta com seis distritos e 28 vilas, e mais de 50 mil pessoas moram na zona rural.

Para o prefeito de São Félix, João Cléber, a caravana representará um grande passo para que, cada vez mais pessoas, tenham acesso a direitos. “Para nós é de importância incalculável, porque ainda existe uma necessidade muito grande da população de tirar os documentos, sobretudo aqueles mais carentes. É só ver o número de gente que foi até a escola já nesse primeiro dia. Tenho certeza que nos outros dois dias não será diferente”, estimou.

g1 pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário