Brasil Novo Notícias: Polícia Civil sedia reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Polícia Civil sedia reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas


A Polícia Civil sediou, nesta quarta-feira, 3, a reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (COETRAP), cujos membros debateram a aprovação da minuta do decreto que cria o grupo e trataram do regimento interno do Comitê, que é formado por representantes de órgãos públicos, organizações não-governamentais e sociedade civil. No encontro, os integrantes discutiram proposta de revisão do Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
A coordenadora de Combate ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Leila Silva, explica que o grupo está trabalhando na estruturação do Comitê que pode agregar outras parcerias para atuação no enfrentamento ao tráfico de pessoas no Pará. Dentro das ações do Comitê, está prevista a realização de seminário e ciclos de capacitação voltados para vítimas do tráfico de pessoas. A próxima reunião do Comitê será em 7 de agosto, na sede da Sejudh, às 9 horas da manhã.
O Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é um Decreto Estadual, n° 423, de 22/05/2012. O projeto de criação do Comitê se baseia na prevenção, atenção às vítimas, repressão e responsabilização, por meio de análise de situação, capacitação, campanhas, promoção social (prevenção e atendimento), articulação, estruturação e consolidação e fomentação da cooperação entre os órgãos federais.
Dentre as atribuições do COETRAP estão o acompanhamento da tramitação de projetos de lei relacionados ao enfrentamento ao tráfico de pessoas na Assembleia Legislativa, fazer propostas de atos normativos necessários à implementação do Plano Estadual; fazer acompanhamento e avaliação dos projetos de cooperação técnica firmados entre o Governo do Estado e organismos nacionais e internacionais, e mobilização da sociedade para enfrentamento ao tráfico de pessoas.

OBS: A equipe do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (COETRAP), esteve em Brasil Novo no dia 01 de julho para discutir o assunto e trassar estratégias de enfrentamento a essa prática criminosa.
Fonte: PC/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário