Brasil Novo Notícias: Famílias são alvo de ameaças no PDS Esperança, em Anapu

terça-feira, 1 de abril de 2014

Famílias são alvo de ameaças no PDS Esperança, em Anapu


Cerca de 50 pessoas moradoras da área de assentamento Pilão Poente III, localizado no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Esperança, em Anapu, no sudoeste do Pará, foram alvo de ameaças e tiros de um homem que teria se identificado como o proprietário do terreno. O PDS Esperança é o local onde a freira norte-americana Dorothy Stang foi morta, em fevereiro de 2005.

De acordo com o coordenador do posto avançado do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Anapu, Fagner Garcia, o agressor teria chegado ao local por volta das 17h do último domingo (30) acompanhado de 10 homens armados e feito ameaças violentas às famílias assentadas em março deste ano, em nove lotes com 100 hectares cada.

"Os moradores foram até a cidade nos avisar. Eles contaram que os agressores chegaram a atirar próximo aos pés de uma mulher grávida, que passou mal. As crianças, assustadas, correram para dentro do mato, e eles dispararam contra esses meninos e meninas. Um deles ainda disse que dava o prazo para elas saírem do lugar até a noite, senão ele voltaria na manhã desta segunda-feira (31) e mataria todos, inclusive mulheres e crianças", esclareceu.

Segundo Garcia, vigilantes do PDS reforçam a segurança no local, e foi solicitado apoio da Polícia Militar do município e de homens da Força Nacional de Segurança. A estrada vicinal Água Preta, no trecho que dá acesso ao PDS, foi interrompida para passagem de veículos. O caso foi registrado na delegacia do município.

Ainda segundo o coordernador do Incra, as famílias estão sendo retiradas e alojadas nas instalações da Igreja Católica de Anapu, onde recebem o apoio das religiosas ligadas ao Comitê Dorothy. Porém, alguns resistem e continuam no local do assentamento.

G1 PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário