Brasil Novo Notícias: PRIMEIRO ENCONTRO DE ARTE E CULTURA REUNIU REPRESENTANTES DE VÁRIOS MUNICÍPIOS DA TRANSXINGU EM BRASIL NOVO

quarta-feira, 2 de abril de 2014

PRIMEIRO ENCONTRO DE ARTE E CULTURA REUNIU REPRESENTANTES DE VÁRIOS MUNICÍPIOS DA TRANSXINGU EM BRASIL NOVO

Prefeita Marina Sperotto com Professores e parceiros do
1º Encontro de Arte e Cultura em Extensão  
O município de Brasil Novo foi sede do Primeiro Encontro de Arte e Cultura em Extensão, o Encontro foi uma parceria entre a Universidade Federal do Pará, por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e a Prefeitura Municipal de Brasil Novo através das Secretarias Municipal de Esporte, Cultura e Turismo e de Educação com o apoio da Secretaria Municipal de Administração e Finanças. O Evento aconteceu entre os dias 24 e 29 culminando com o 1º Fórum de Gestores de Cultura da Transamazônica e Xingu - Transxingu. Durante o Encontro foram realizadas cinco Oficinas Culturais: Oficinas de Dança, de Música, de Teatro, Literatura e Elaboração de Projetos e Leis de Incentivos Culturais/ Prestação de Contas com objetivo de fortalecer os movimentos culturais nos municípios envolvidos. 

Telma Olivieri da Secretaria de Articulação
Institucional do Ministério da Cultura
A finalização do Encontro, que faz parte do Projeto Multicampi arte da Universidade Federal do Pará Campus de Altamira, contou com a presença do Prof. Josimar Olavo Dantas que representou o Sr. Delson Luiz Cruz, Chefe de Representação do Ministério da Cultura na região Norte, e da Sr.ª Telma Olivieri da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura vinda de Brasília para selar a adesão dos municípios da Transxingu ao Sistema Nacional de Cultura e no ato sete dos onze municípios aderiram ao Sistema. Telma Olivieri apontou a importância do encontro e do Fórum de Gestores Culturais – “Quero primeiramente parabenizar o Município de Brasil Novo por está sediando, não só o 1º Encontro de Arte e Cultura, mas também por esse Fórum de Gestores de Cultura onde está discutindo implantações de políticas públicas de Cultura. Sem dúvida nenhuma, isso é extremamente importante para a cultura local, para a cultura regional, particularmente aqui da região da Transamazônica e Xingu e pra cultura Brasileira”. - parabenizou Telma Olivieri.

Expedito Cândido - Coordenador de Culturas
do município de Brasil Novo
Dos onze municípios convidados para participar do evento, apenas o Município de Medicilândia não se fez presente. De acordo com o Coordenador de Culturas do município anfitrião, Sr. Expedito Cândido, as expectativas foram alcançadas – “Alcançamos o objetivo que era exatamente isso que esperávamos. Teve oficina que nos surpreendeu pela quantidade de participantes e é uma honra está à frente desse trabalho e dizer que esse é um trabalho que a gente não faz só e a parceria da universidade Federal do Pará Campus de Altamira na pessoa da professora Ivonete Coutinho (Netinha) e o da Pró-reitoria de extensão na pessoa do professor Fernando Artur a AMUT também nos ajudou neste processo e estamos muitos satisfeitos com o resultado”. – Agradeceu Expedito Cândido.

No final foram realizadas apresentações com os resultados das cinco oficinas realizadas durante o Primeiro Encontro de Arte e Cultura em Extensão.

Prefeita Marina Sperotto e Bastimeu Almeida - Sec. de Cultura de Altamira
com Turma da Oficina de Dança


Turma da oficina de dança


Apresentação musical - Resultado da oficina


Professor Josimar Olavo apresentando os
resultados dos trabalhos da oficina de Elaboração
e Prestação de Contas de Projetos Culturais 


Por: Valdemídio Silva
Fotos e Informações: ASCOM/PMBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário