Brasil Novo Notícias: Associação realiza oficina para profissionais de comunicação

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Associação realiza oficina para profissionais de comunicação


A nova diretoria da Associação Profissional de Imprensa Altamira, Transamazônica e Xingu – ASPIATX realizou, neste último final de semana, uma oficina de capacitação, que teve como tema a 'Elaboração e Organização de Pautas Jornalísticas'.

A pauta é um dos itens principais do jornalismo. É a partir dela que o jornalista/repórter irá a campo buscar informações, apurar e iniciar a construção da reportagem. A pauta é a orientação do repórter e, por isso, deve ser muito bem feita. E foi justamente pensando em melhorar o rendimento e as diversificações das matérias produzidas que a nova Diretoria da Associação dos Profissionais de Imprensa de Altamira, Transamazônica e Xingu – ASPIATX, esta oficina. “A pauta tem por objetivo oferecer o maior número de informações para o repórter que irá fazer a matéria. Assim, tendo em mãos uma pauta bem elaborada não terá dificuldades de produzir uma boa matéria. O profissional responsável pela Pauta precisa pensar numa abordagem diferente de um assunto que pode mudar o dia do cidadão”, frisou Suellem Mendes, jornalista e palestrante da oficina.

Vários profissionais que trabalham nos meios de comunicação locais e estudantes, participaram da oficina que aconteceu nas dependências do Senai de Altamira. Ao final todos receberam certificado de participação com uma carga horária de quatro horas. “Achei muito legal em ter como palestrante uma jornalista que é daqui da nossa cidade, que conhece a nossa realidade. Ela sabe como funciona o jornalismo local, para nos orientar com a experiência que adquiriu nos grandes centros onde já trabalhou”, disse a repórter Cibele Araújo.

De acordo com Wilson Soares, presidente da ASPIATX, várias outras oficinas e palestras vão acontecer durante sua gestão. “Essa é a primeira oficina de muitas outras que iremos organizar. Vamos agora trabalhar na próxima que deverá ser uma palestra aberta para todos os que atuam na área e para os estudantes, sobre a “Etica do Jornalista” que deve acontecer em agosto e que será ministrada por um advogado que já está se aprofundado no assunto”, disse Wilson Soares.

Além dos cursos de capacitação, o presidente da Associação também informou que uma comissão especial de trabalho foi instituída pela ASPIATX, com o objetivo de viabilizar junto a Universidade Federal do Pará, Campus Altamira, a implantação do curso de Comunicação Social. O município é hoje considerado grande gerador de notícias em rede estadual e nacional, porém os trabalhadores em sua maioria não possuem formação na área. A ideia já foi discutida junto ao Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará que se propôs em somar forças que o curso seja implanto no município. “Precisamos deste curso para que os profissionais locais possam de qualificar e com isso desenvolver melhores suas funções como determina a lei, pois assim eles saberão dos seus direitos e deveres”, concluiu Wilson Soares.

Criada em 2012, a ASPIATX tem hoje quase cem associados que atuam em 11 municípios da Transamazônica e baixo Xingu.

Por: Valéria Furlan – A Voz do Xingu
Fonte: Site O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário