Brasil Novo Notícias: EM ENTREVISTA AO BLOG BRASIL NOVO NOTÍCIAS O VEREADOR NETO PORTUGAL, PRESIDENTE DA ASCAMBEV, FALA DA IMPORTÂNCIA DA ASSOCIAÇÃO PARA A REGIÃO

terça-feira, 22 de julho de 2014

EM ENTREVISTA AO BLOG BRASIL NOVO NOTÍCIAS O VEREADOR NETO PORTUGAL, PRESIDENTE DA ASCAMBEV, FALA DA IMPORTÂNCIA DA ASSOCIAÇÃO PARA A REGIÃO

BRASIL NOVO NOTÍCIAS – Primeiramente obrigado por se colocar à disposição para nos prestar essas informações em nosso blog.

NETO PORTUGAL – Eu é quem agradeço pelo espaço cedido pelo seu Blog, que tenho o prazer de acompanhar e si da importância desse veículo de comunicação e sempre que possível estaremos à disposição.

BRASIL NOVO NOTÍCIAS – Para que o pessoal entenda o que é a ASCAMVEB?

NETO PORTUGAL – Olha a ASCAMVEB é uma organização dos vereadores da Transamazônica e Xingu. Primeiro, porque uma organização dos vereadores?  Porque na verdade as Câmaras de Vereadores elas acabam sendo uma extensão do poder executivo nos municípios e institucionalmente falando, as Câmaras de vereadores é um poder, entre os três poderes, que os municípios têm então a ideia de fazer uma associação reunindo aí o em torno de Belo Monte, teve como objetivo ajuntar mais forças e de certa forma, buscar potencializar a atividade do parlamento na região. E naturalmente a Associação tem um papel mais corporativista de tentar trabalhar mais o vereador com relação aos seus direitos e suas ações e enquanto poder, a Associação tem tentado articulares as condições básicas de melhorias e desenvolvimento dos municípios envolvidos.



Deputado ZÉ GERALDO, NETO PORTUGAL e O Prefeito BANHA
de Uruará(Presidente da AMUT) em viajem á Brasilia em 2013:
Na pauta Liberação de recursos para os municípios 
do entrono de Belo Monte.
BRASIL NOVO NOTÍCIAS – Quando o Sr. Fala que “a Associação tem um papel mais corporativista de tentar trabalhar mais o vereador com relação aos seus direitos e suas ações” quer dizer que esse trabalho busca fazer com que o povo entenda o trabalho do vereador como ele realmente é sem atribuí-lo funções que seriam do executivo? Porque as vezes essas atribuições se misturam...

NETO PORTUGAL – Isso o próprio vereador é culpado, porque na verdade, o vereador pelas próprias circunstâncias, ele acaba não sendo um vereador e se transformando num “PREFEITINHO” que vai lá querer fazer a ponte, que vai fazer isso ou aquilo. Então o papel do parlamentar não é esse, o papel do parlamentar é de fiscalizar (não só o poder executivo), fazer as leis, organizar e votar os orçamentos e no caso, enquanto poder é articular as condições básicas de melhorias e desenvolvimento do Município. Então a Associação tem um pouco essa característica de trabalhar isso.

BRASIL NOVO NOTÍCIAS – como surgiu a Discussão do nome de Neto Portugal para a Presidência da Associação?

Vereador NETO PORTUGAL em visita ao Chefe do
Escritório Especial da Presidência da Republica
Avelino Ganzer em ALTAMIRA. 
NETO PORTUGAL – A Associação surgiu a partir de uma mais geral de organização. Minha ida para a Presidência, e esse já é meu segundo mandato, se deu porque na verdade por que todo o trabalho inicial passou pela articulação que eu tenho feito na região. Como todos sabem, já tive, e hoje bem mais ainda, um transito livre e articulação com os municípios da Transamazônica e Xingu e naturalmente com o Governo Federal e de certa forma liderei esse processo de criação da Associação que teve sua fundação em maio de 2012.

BRASIL NOVO NOTÍCIAS – A forma de condução dos trabalhos do legislativo tem mudado após a criação da Associação? Como foram essas mudanças?

NETO PORTUGAL – Olha Brasil Novo redirecionou o modo de atuação na Câmara, porque na verdade as câmaras trabalham muito com as coisas imediatas e a gente tem trabalhado com a visão de médio e longo prazos para os projetos em discussão no município, e o fato de ser oposição do executivo nunca atrapalhou meu trabalho na busca dos benefícios para o município. E no caso da Associação, a gente está levando essa forma de atuação, para a Associação. Só para entender o quanto o fato de ser oposição não tem me atrapalhado, só no meu primeiro mandato nós conseguimos articular cerca de R$ 8.000.000 (oito milhões de Reais), para o município. Neste segundo mandato, numa parceria com o Dep. Zé Geraldo e a Prefeitura de Brasil Novo, estamos buscando muito mais recursos para o município. Então essa é a ação parlamentar que a Associação tenta despertar e faze.

BRASIL NOVO NOTÍCIAS – Vereador, em sua opinião, não falta à população conhecer mais sobre as leis municipais e com isso ter em mente qual é o papel do vereador diferenciando as atividades do executivo e do Legislativo?

Vereadores de Brasil Novo preparando o
Orçamento Municipal 2014
( Já votado).
NETO PORTUGAL – Olha, devido a essa preocupação, a Associação está trabalhando um projeto pra fazer a modernização e a atualização das leis orgânicas municipais que serão digitalizadas e disponibilizadas em rede e esperamos que até dezembro todas as câmaras tenha concluído esse projeto em todas as Câmaras onde o cidadão ou a entidade que precisar possa acessar essas informações através do Site das Câmaras.

BRASIL NOVO NOTÍCIAS – Como o Sr. Analisa a situação da saúde em Brasil Novo?

NETO PORTUGAL – Se olharmos para a qualidade do atendimento, vermos que Brasil Novo deu um salto importante com relação à saúde, embora muito ainda tenha que ser feito, mas só o fato de municipalizar a saúde, desprivatizando esse serviço já é algo importante. Aí que está à questão do redirecionamento, hoje eu posso garantir a você que nós temos os recursos, seja para construir ou para comprar o Hospital em Brasil Novo. Porque eu posso garantir, porque na discussão com o PDRS-X, já está amarrado essa situação estando agora na fase de tramites legais e liberação dos recursos.

BRASIL NOVO NOTÍCIAS – Foi um prazer conversar com o Sr. e sempre que necessitar, estaremos à disposição para ouvi-lo.

NETO PORTUGAL – mais uma vez agradeço o espaço e me coloco à disposição da população de Brasil Novo para o que for preciso e estiver ao meu alcance.

Por: Valdemídio Silva
Fotos: ASCOM/NETO PORTUGAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário