Brasil Novo Notícias: Emater faz demonstração técnica em Castelo dos Sonhos para evitar a contaminação por agrotóxicos

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Emater faz demonstração técnica em Castelo dos Sonhos para evitar a contaminação por agrotóxicos


Agricultores familiares de Castelo dos Sonhos, distrito de Altamira, sudoeste paraense, são o público alvo do encontro técnico que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) realizou ontem, 8. A atividade, realizada na Fazenda Tigre, de propriedade do agricultor Nelson Baumgrapv, trabalha teoria e prática de regulagem e calibração de pulverizador, com contagem de deposição de gotas e efeito antideriva e os resultados obtidos com o método.

O objetivo é demonstrar ao produtor a regulagem dos equipamentos utilizados na pulverização da lavoura, a fim de evitar perdas de material e/ou eventuais contaminações, tanto para o ser humano durante o trato com os produtos químicos, quanto para o meio ambiente.

A atividade também integra uma palestra sobre as principais doenças da cultura da soja, como a ferrugem asiática, mela, a lagarta helicoverpa armigera, além de tratar sobre o vazio sanitário da soja, que vai de 15 de julho a 15 de setembro, conforme determinação da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará).

Castelo dos Sonhos está em um momento de transição, tanto da pecuária para a consolidação da agricultura, como da reforma de pasto como forma de diminuição de custos com a produção. O distrito desponta como grande produtor de cereais em geral, sendo a soja o principal produto.

A expectativa da Emater é que, com a utilização correta do método, haja uma economia de pelo menos 30% com a pulverização da lavoura. “Também é grande a preocupação da Emater em demonstrar ao homem o perigo do manuseio de produtos agrotóxicos sem os equipamentos necessários, o que pode causar até câncer”, diz o técnico da Emater, Leonardo Vieira. Conduz as atividades no campo durante a demonstração de método, o técnico da Emater, Celso Rambo.

AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário