Brasil Novo Notícias: Projeto de Lei Municipal Homenageia em Memória Veterano Placaense Bartolomeu de Oliveira

terça-feira, 22 de julho de 2014

Projeto de Lei Municipal Homenageia em Memória Veterano Placaense Bartolomeu de Oliveira


Sr Bartolomeu e Dona Luiza "Amor Eterno"
Na Seção do dia 30 de Junho de 2014, a Câmara Municipal de Vereadores do Município de Placas aprovou o Projeto de lei que dá nome ao Cemitério Municipal, o projeto de Autoria do Vereador Paulo Souza, homenageia em Memória o Sr. Bartolomeu de Oliveira, e foi aprovado por unanimidade pelos edis desta casa.
No dia 04 de julho o Prefeito sancionou a lei n° 224, denominando o Cemitério Municipal de "Cemitério São Bartolomeu".
O Sr. Bartolomeu de Oliveira, nascido no dia 31 de Dezembro de 1924 no estado da Paraíba, foi combatente da 2ª Guerra Mundial em 1944. Foi casado com Dona Luíza Maria de Oliveira  com quem teve 23 filhos. Em 1972, migrou com sua família do Estado da Paraíba para o Estado do Pará, motivado pelo projeto das terra sem homens para homens sem terra que pretendia atrair para a região dois milhões de colonizadores. A Transamazônica parecia ser a grande solução do país. Ajudaria a tirar as pessoas da seca do nordeste, resolveria a situação agrária no sul e frearia uma provável internacionalização da Amazônia tudo de uma vez. Motivado pelo sonho da terra própria Bartolomeu chegou na Transamazônica no local onde só havia duas grandes Placas, no dia 28 de Maio de 1972, sendo um dos Primeiros colonizadores a chegar no km 240, e foi assentado no Lote 04 da Gleba 61 local que hoje faz parte da área Urbana da Cidade de Placas.
Vereador Paulo Sousa - Autor do Projeto de Lei
Bartolomeu faleceu no dia 23 de Março de 2009 aos 84 anos, deixando Viúva dona Luíza Maria de Oliveira, a homenagem a memória de tão ilustre morador deixou toda a família muito feliz, pois é feita a um colonizador, pai e amigo que estava sempre alegre e sorridente, um exemplo de vida a todos os filhos, netos e bisnetos que residem em vários estados do Brasil.
Conheci o Sr. Bartolomeu pessoalmente e muitos de seus filhos, e enalteço a atitude do Vereador Paulo Sousa pelo projeto de lei que resultou em tão bonita e merecida homenagem a toda a família que ficou muito agradecida.
A Família atualmente é composta pela, matriarca Dona Luiza que tem 79 anos, 13 filhos, 27 netos e 22 Bisnetos; Os filhos São: Maria de Fátima Oliveira Lima, Ambrosina de Oliveira Rail, Luzinete de Oliveira, Inacia de Oliveira, Rosinete de Oliveira Carvalho, Maria de Lourdes Oliveira da Paz, Angela Maria Oliveira Lopes, Gabriel de Oliveira da Silva, Eduardo de Oliveira, Liberato de Oliveira, José de Oliveira, Laercion de Oliveira e Daniel de Oliveira.
Fica aqui essa homenagem a família e os Parabéns ao Vereador Paulo Sousa pelo Projeto ao Prefeito Leonir Hermes por aprovar e Sancionar a lei n° 224 de 04 de Julho de 2014, e a todos os demais vereadores pelo voto de Apoio, a história e a cultura do Município de Placas agradecem.
Dona Luíza hoje com 80 anos ao lado de sua Neta Maena

Projeto Sancionado após aprovação



Por: Gilberto Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário