Brasil Novo Notícias: SAMU DE BRASIL NOVO RECEBE HABILITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

sexta-feira, 18 de julho de 2014

SAMU DE BRASIL NOVO RECEBE HABILITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Representantes do Ministério da Saúde estiveram em Brasil Novo nesta quinta-feira (17) para averiguação das condições de funcionamento do SAMU no município e fazer a habilitação da unidade no município.

A visita realizada no final da tarde e inicio da noite, avaliou a estrutura da Base do SAMU em Brasil Novo, a ambulância que atende as ocorrências e também os protocolos de atendimento que deverão atender as conformidades de acordo com as exigências estabelecidas pelo Ministério da Saúde. De acordo com a avaliação da Consultora Técnica do Ministério da Saúde do SAMU 192 no estado do Pará, Luciana Nunes, o SAMU em Brasil novo está dentro das normas de estruturação e qualidade de atendimento e por isso foi habilitado e já entrou na última etapa de implantação, que é a qualificação do serviço pelo Ministério da Saúde – “Na verdade está nascendo o serviço do SAMU 192 no município de Brasil Novo agora com a instalação da central de regulação em Altamira e o Ministério da Saúde veio para reconhecer que o município tem um SAMU 192. A secretaria de Saúde atendeu todas as exigências do Ministério da Saúde para que o serviço seja habilitado e passe a receber o financiamento federal mensalmente” - disse Luciana Nunes.

Para César Barcelos, Coordenador Regional do SAMU 192 do Xingu, os trabalhos da equipe do SAMU é de fundamental importância na organização do sistema de saúde – “Estamos aqui com a equipe do Ministério da Saúde que veio reconhecer esse serviço e habilitar o Serviço do SAMU 192 em Brasil Novo. O serviço do SAMU 192 é um serviço de fundamental importância até mesmo para a organização do sistema de saúde, já que ele é uma das portas de entrada e é o sistema que faz o atendimento pré-hospitalar, ou seja, é o primeiro atendimento que os pacientes recebem e isso ajuda muito na organização do sistema de saúde”. - Afirmou César Barcelos.

Luciana Nunes aproveitou a oportunidade e alertou para a responsabilidade da população no uso dos serviço 192, apontando a importância de evitar os trotes para o número do serviço – “A nossa função é de salvar vidas. O SAMU salva vidas, pois ele diminui sequelas e no momento em que eu passo um trote para a central de regulação para acionar uma ambulância e ela é acionada, as vezes estou impedindo que uma vida seja salva. Estou contribuindo para que uma pessoa que realmente precisa receba esse socorro. Então, o trote não é Brincadeira e pode causar a morte de uma pessoa”. – Alertou Luciana Nunes, Consultora Técnica do Ministério da Saúde do SAMU 192 no estado do Pará.


Os trabalhos do SAMU no município já funcionava desde 2011, mas ainda não havia sido habilitado pelo MS e os gastos eram mantidos em sua totalidade pelo município, com a habilitação, parte destes gastos passam a ser mantidos pelo MS o que para Secretário Municipal de Saúde, Sr. Noédson Carvalho, é uma grande conquista – “Receber e habilitação do SAMU no município é uma conquista e pra nós é muito gratificante por que nós é que começamos esse trabalho em 2009 e a partir de agora o Governo Federal reconhece nossa Unidade e com isso temos a oportunidade de oferecer um melhor atendimento à população. É importante que as pessoas não confundam um atendimento normal com um atendimento do SAMU pois a ambulância só sai da garagem após autorização da central de regulação que fica em Altamira”. Comentou o Secretário.

Para conceder a qualificação a uma Base Descentralizada do SAMU, o Ministério da Saúde leva em consideração, além da qualidade do serviço prestado, o número de ocorrências registradas no município.

Por: Valdemídio Silva
Fotos e Informações: ASCOM/PMBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário