Brasil Novo Notícias: Entrega de máquinas beneficia mais de 7 mil famílias na Região

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Entrega de máquinas beneficia mais de 7 mil famílias na Região


Um total de 125 máquinas e equipamentos agrícolas foram entregues neste mês de outubro pelo Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu aos proponentes que tiveram projetos aprovados em 2013: Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP) e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Medicilândia (STTR-Medicilândia). A entrega aconteceu no município de Altamira e contou com a presença dos representantes de cada entidade beneficiada. Foram entregues 5 tratores agrícolas, 3 grades arados, 3 grades geradoras, 3 grades niveladoras, 3 semeadeiras, 3 roçadeiras, 3 distribuidores de calcário, 1 escarificador, 1 compressor de ar, 20 pulverizadores, 25 limas chata, 5 bombas, 25 foices e 25 enxadas.
Os recursos para aquisição dos veículos e equipamentos são provenientes do PDRS do Xingu, e atenderão ao projeto “Utilização e Difusão de Novas Técnicas de Produção de Alimentos no Território do Xingu” da FVPP e o projeto “Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar” do STTR-Medicilândia, que beneficiará cerca de 7.480 famílias que fazem parte da área de abrangência do PDRS do Xingu.

O maquinário vai ajudar as entidades na consolidação e verticalização da produção agrícola familiar, como ressalta a representante da FVPP, Ana Paula Sousa: “Esse maquinário vai beneficiar diversas famílias que a partir de agora poderão dar início na implantação das unidades produtivas, realizando o trabalho de fato que é gradear a área, preparar o solo e o plantio já para as primeiras chuvas, ou seja essa entrega é tudo no projeto, porque vamos começar mesmo a implantar a unidade demonstrativa em cada uma das cinco casas familiares rurais”.

Segundo o Secretário de Agricultura de Medicilândia, Ivaldo Tontini, o maquinário irá ajudar a fomentar a produção de gêneros alimentícios de primeira necessidade garantir a segurança alimentar das famílias envolvidas, além de oportunizar aos produtores envolvidos o uso de tecnologias de produção que otimize os recursos e ajude a ter o máximo de rendimento. “Isso tudo vem ajudar muito a questão da agricultura mecanizada com toda a tecnologia que tem disponível para que possamos aumentar e melhorar a produção agrícola”. E concluiu, “Os agricultores estão vibrando com a concretização desse projeto!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário