Brasil Novo Notícias: Pavimentação da Transamazônica avança em Pacajá

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Pavimentação da Transamazônica avança em Pacajá

Créditos da Foto: Gestão Ambiental 

A obra de pavimentação da BR-230, conhecida Transamazônica, trecho que Pacajá a Itupiranga, segue a todo vapor e a população da região já contabiliza os benefícios que o empreendimento pode trazer. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC, do Governo Federal, e no trecho em questão vai contar com 80 quilômetros de asfalto.

O cerqueiro Antonio Oliveira, 57 anos, que trabalha em uma fazenda localizada no trecho em obras, acredita que a pavimentação vai trazer agilidade para os moradores da região e motoristas que precisam vir à cidade. “Sem asfalto a gente leva de uma hora para chegar em Pacajá. É muito tempo para alguém que precisa resolver problemas financeiros ou até mesmo comprar alimentos. Com a pavimentação o tempo que a gente leva para chegar vai diminuir e muito”, comentou.
Segundo a produtora rural Sebastiana Barbosa, 53, a obra vai trazer um desenvolvimento, por que os fazendeiros da região terão mais facilidade de levar mercadorias para abastecer o comércio da Região. “Vai melhorar e muito para que possamos transportar os alimentos para a cidade. Sem falar que vai ser uma porta dos pacajaenses também levarem suas mercadorias para outras cidades do interior”, explicou.

Cansado de ficar atolado na estrada, o motorista da escola que busca as crianças na região, José de Souza, 55, não vê a hora da obra ser concluída. “Quando chove não consigo passar para pegar as crianças e elas perdem aulas por conta disso. Às vezes peço ajuda nas fazendas para me ajudar a desatolar com tratores, mas não é sempre que consigo ajuda. Essa obra vai melhorar 100% a vida de todos por aqui”, finalizou.

O trecho entre Itupiranga e Pacajá deve ser concluída até o fim deste ano. De acordo com as empresas responsáveis pela pavimentação nestes lotes, o Consórcio TAMASA-CIMCOP e a TORC- Terraplenagem, Obras Rodoviárias e Construções Ltda., as condições climáticas neste período do ano favorecem a execução das obras.
Por isso, várias frentes de trabalho acontecem simultaneamente. "Em alguns ocorrem terraplanagem, reconformação de terreno, construção de bueiros, supressão vegetal, imprimação, pavimentação e, outras bem mais adiantadas, ocorrem à construção das obras de arte como descidas d’água, canaletas e sarjetas, além da sinalização da pista". Explicam os empreiteiros.

As equipes da Gestão Ambiental da BR-230/422/PA também acompanham os serviços realizados nesses municípios. Blitz educativas são realizadas nesses locais para alertar os usuários quanto ao perigo de acidentes. Os colaboradores das empresas também auxiliam os transeuntes fazendo a sinalização em campo. Tudo para dar melhores condições de trafegabilidade e de vida para todos que dependem da Transamazônica.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário