Brasil Novo Notícias: SECRETARIA DE SAÚDE DE BRASIL NOVO MOBILIZA COMUNIDADE COM AÇÃO DO OUTUBRO ROSA

terça-feira, 28 de outubro de 2014

SECRETARIA DE SAÚDE DE BRASIL NOVO MOBILIZA COMUNIDADE COM AÇÃO DO OUTUBRO ROSA

Nesta Terça-Feira (28) o Governo Compromisso Com o Povo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou atividades alusivas à campanha do movimento conhecido como OUTUBRO ROSA que é comemorado em todo o mundo. Na programação desta terça-feira, estão incluídas Palestras sobre o Câncer de Mama, PCCU, Exames Rápidos de PCCU, orientações sobre o autoexame para o Câncer de Mama e os atendimentos específicos à saúde da mulher.

A campanha de combate ao Câncer de Mama, que no Brasil é o tumor que mais mata as mulheres, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, o Inca acontece no mundo inteiro, e em Brasil Novo a Secretaria Municipal de Saúde dedicou esta terça-feira para discutir especialmente a saúde da mulher. Para este ano são esperados 50 mil novos casos e aproximadamente 10 mil mortes acometidas por câncer de mama. A maior incidência deve ocorrer nas regiões Sul e Sudeste, e a menor nas regiões Norte e Nordeste.

A luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, Igrejas Empresas e entidades não Governamentais a ingressar na luta contra esse mal e tem como principal objetivo alertar para a causa do câncer de mama e incentivar as mulheres do município e região sobre a importância da luta. 

Não é a toa que o câncer de mama é uma das doenças mais temidas pelo público feminino. Além da frequência com que ocorre e da quantidade de óbitos, o tumor pode causar muitas sequelas, físicas e psicológicas. A pior delas: a mutilação. Em alguns casos, há necessidade de retirada da mama, o que pode afetar a percepção da sexualidade e a imagem pessoal do paciente.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 

Conheça alguns Mito e verdades
O uso de anticoncepcionais aumenta a probabilidade do desenvolvimento da doença?
Trata-se de assunto controverso. Sabemos que de 60% a 70% dos tumores mamários são hormônio dependentes, isto é, são alimentados pelo estímulo hormonal. Portanto, todo cuidado é pouco. Os tumores de mama estão se manifestando em faixa etária mais jovem, justamente naqueles pacientes cujas mamas são de difícil avaliação clínica e radiológica (pela mamografia), necessitando muitas vezes do ultrassom complementar.
Há alguma relação do uso de sutiã com o câncer de mama?
Não há relação entre tipo de sutiã e câncer de mama. A mulher deve optar pelo mais confortável.
A partir de que idade a mamografia deve ser feita?
É recomendável realizar mamografia anual a partir dos 40 anos. Se houver histórico familiar de câncer de mama em parentes de 1º grau, deve-se realizar mamografia a partir dos 30 anos, seguida de ultrassonografia.
Há casos em que a mamografia pode não identificar a doença?
Sim, nas chamadas mamas “densas”, geralmente pacientes jovens, abaixo dos 40 anos.
Alguns sintomas podem indicar o câncer de mama?
Sim. Módulo mamário palpável; saída de sangue pelo mamilo ou secreção límpida; engrossamento da pele da mama (edema de pele), seguido ou não de vermelhidão na mama; retração do mamilo; gânglios (nódulos) duros palpáveis na axila ou base do pescoço.
Homens também têm câncer de mama?
Sim. Homens têm câncer de mama na proporção aproximada de um homem para cada 100 mulheres. O principal sintoma é o nódulo mamário, seguido de secreção mamilar com sangue.

Por: Valdemídio Silva
Fonte: José Roberto Fígado Caldeira, mastologia do Hospital Amaral Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário