Brasil Novo Notícias: Em Altamira, calçadas obstruídas causam transtornos aos pedestres

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Em Altamira, calçadas obstruídas causam transtornos aos pedestres


A ocupação indevida de calçadas por vendedores ambulantes, entulho e materiais de construção Altamira, no sudoeste no Pará, compromete a acessibilidade e coloca em risco o trânsito de pedestres.

Na rua 7 de Setembro, localizada no centro comercial da cidade, vendedores obstruem a maior parte das calçadas, dificultando ainda mais a passagem de idosos e deficientes físicos. Segundo Carlos Caramuru, cadeirante há 24 anos, a falta de acessibilidade das ruas da cidade é enfrentada diariamente.

‘’Tenho que partir para a rua, porque as calçadas simplesmente estão ocupadas. É falta de educação e bom senso de algumas pessoas que têm suas habilitações e seus veículos’’, lamenta.

Recomendação

O Ministério Público Estadual enviou recomendações ao Departamento de Limpeza Pública sobre a necessidade de eliminar as barreiras em toda a cidade. A prefeitura de Altamira tem 60 dias para tomar providências sobre a ocupação indevida das calçadas, que incluem ainda, a retirada de barracas de vários pontos da cidade. A associação que representa os profissionais gastronômicos foi contra a retirada dos vendedores de lanche da orla, mas informou que irá negociar.

De acordo com a promotora de Justiça Silvana Nascimento Sousa, com o aumento do trânsito na cidade, o número de acidentes com pedestres que estariam circulando pela pista e não pelas calçadas também aumentou. ‘’Acidentes graves, inclusive gerando mortes de pais de família, por falta de calçada. E os deficientes acabam deixando de exercer sua própria cidadania’’, comenta.

G1 PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário