Brasil Novo Notícias: Norte Energia constrói colônias de pescadores

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Norte Energia constrói colônias de pescadores


A Norte Energia iniciou este mês a construção e reforma das sedes das colônias de pescadores de Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Gurupá e Porto de Moz. O desenvolvimento destes projetos estão previstos no Acordo de Cooperação Técnica firmado pela Empresa com o Ministério da Pesca e Aquicultura em 26 de março deste ano para promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas pesqueira e aquícola na região do Xingu.

O acordo estabelece que, até 2016, a Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, vai destinar R$ 22 milhões para projetos de estruturação da pesca artesanal e aquicultura. Os trabalhos previstos são acompanhados pelo Comitê Gestor do Acordo de Cooperação Técnica, formado por representantes da Empresa, das Colônias de Altamira (Z 57), Vitória do Xingu (Z 12), Senador José Porfírio (Z 70), Porto de Moz (Z 64), Anapu (Z 77) e Gurupá (Z 49), do Ministério da Pesca e Aquicultura e da Associação de Criadores e Exportadores de Peixes Ornamentais (Acepoat). Neste ano, o Comitê já se reuniu três vezes, em Altamira, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio.

O Acordo de Cooperação Técnica prevê a instalação, em Altamira, de um Centro Integrado de Pesca Artesanal (Cipar), com áreas de beneficiamento, fábrica de gelo, mercado e área de aquários onde serão produzidos e comercializados peixes ornamentais. Outra linha de ação é a estruturação da pesquisa sobre a fauna aquática. Em maio, a Norte Energia entregou o Laboratório de Ictiologia da Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA), instalado no Campus de Altamira, para abrigar uma coleção de 30 mil peixes.

No mesmo campus, a Norte Energia iniciou, em julho, a construção de um laboratório de aquicultura de peixes ornamentais para reunir os trabalhos hoje realizados no Centro de Estudos Ambientais (CEA) da Empresa e no Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Castanhal. Um avanço na área de peixes ornamentais foi alcançado em julho, quando o CEA se tornou o primeiro laboratório do País legalmente autorizado a reproduzir em cativeiro filhotes de Acari Zebra, espécie típica da Volta Grande do Xingu ameaçada de extinção pela captura predatória motivada por altos preços pagos no mercado de peixes ornamentais.

Norte Energia S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário