Brasil Novo Notícias: Norte Energia transfere a milésima família para os novos bairros de Altamira

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Norte Energia transfere a milésima família para os novos bairros de Altamira


A Norte Energia realizou ontem (10/11) a milésima mudança para os novos bairros de Altamira, que estão sendo construídos para beneficiar famílias que vivem em áreas historicamente alagadas pelo rio Xingu. A chave da casa mil foi entregue no bairro Jatobá ao casal de pescadores Luzia Ernestina de Assunção, a dona Neta, 58 anos, e José Ademir da Silva, 59 anos, que há seis anos moravam numa palafita no Beco do Pó, na Rua da Peixaria, no bairro Colina do Forte, região do igarapé Ambé. Com o casal também se mudaram quatro filhos. Agora, as famílias, no total de 25 pessoas, que residiam em uma construção de 66,2 metros quadrados, vão morar em cinco casas de 63 metros quadrados.

Dona Luzia e seu José foram recebidos pelo diretor de Construção da Norte Energia, Antônio Kelson Elias Filho, funcionários da Empresa e moradores do bairro. “Nos sentimos muito orgulhosos em proporcionar a vocês a oportunidade de uma vida mais humana”, afirmou Kelson, que definiu a entrega da milésima casa como “uma realização fantástica” .“Estou muito feliz. Sabia que seria um momento especial”, afirmou dona Luzia, cercada pelos filhos e mais de 20 netos. “Estou feliz. Hoje, depois de anos, vou dormir em paz”, reforçou seu José, explicando que ficava preocupado quando se ausentava de casa para pescar porque o lugar era muito perigoso para os netos. Dona Luzia contou que perdeu a conta das vezes que os filhos e netos caíram da ponte de madeira que ligava a sua casa à Rua da Peixaria. E lembrou que, na cheia do Xingu deste ano, perdeu tudo o que tinha em casa.

Uma das alegrias de dona Luzia é ter mais espaço para todos e segurança para os netos. As casas dos novos bairros construídas pela Norte Energia, como parte das condicionantes da Usina Hidrelétrica Belo Monte, estão em terrenos de 300 metros quadrados, têm três quartos (uma suíte), sala conjugada com cozinha americana e banheiro social. A infraestrutura é completa, com água tratada, energia elétrica, sistema de saneamento básico, iluminação pública, ruas com calçada e asfalto. Dona Luzia e sua família também contam com os serviços de um Plantão Social, uma Unidade Básica de Saúde provisória e o Núcleo de Educação Ambiental do Xingu (Nucleax), com sala de inclusão digital e espaço de leitura.

“Transformar a vida das pessoas proporcionando moradia digna é muito gratificante”, destacou Luiz Antônio Zoccal Garcia, superintendente de Assuntos Fundiários da Norte Energia. Zoccal lembrou que a Norte Energia já realizou a mudança de 1.327 famílias que viviam em áreas historicamente alagadas pelo Xingu. Destas, 295 optaram pela indenização e 32 são atendidas pelo aluguel social, pago durante um ano.

Norte Energia S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário