Brasil Novo Notícias: PARCERIA ENTRE O SEBRAE E A EMBRAPA REALIZARÁ A I FERIA TECNOLÓGICA DA REGIÃO DO XINGU

terça-feira, 25 de novembro de 2014

PARCERIA ENTRE O SEBRAE E A EMBRAPA REALIZARÁ A I FERIA TECNOLÓGICA DA REGIÃO DO XINGU

O evento inovador para o fomento da produção de hortaliças da Região, será realizado nos dias 29 e 30 na Agrovila Carlos Pena Filho.


I FEIRA TECNOLÓGICA DE HORTICULTURA DA REGIÃO DO XINGU acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro na sede Agroindustrial da Cooperativa dos Produtores Rurais da Região do Xingu, localizada na Rodovia Transamazônica, km 40 Vicinal 11 a 2 km da faixa na Agrovila Carlos Pena Filho, município de Brasil Novo.    A Feira será uma fusão de Dia de Campo, Feira de Negócios e Seminário Tecnológico, pois consistirá na exposição e venda dos produtos, demonstrações práticas e palestras técnicas realizadas por profissionais da área e representantes de órgãos de apoio. A área de realização do evento possui 2.500 m² e um entorno de 20.000 m² onde serão realizadas as demonstrações práticas. O espaço conta com energia, água e banheiros femininos e masculinos, além de uma agroindústria de Beneficiamento de Hortaliças. Serão demonstradas tecnologias em cinco áreas temáticas: preparo de solo, produção de mudas, cultivo protegido, genética, irrigação e industrialização em parceira com empresas privadas detentoras dos produtos.


            O evento será realizado pelo SEBRAE -PA, através do Escritório Regional de Altamira e pela EMBRAPA Amazônia Oriental com organização e apoio da Cooperativa HORTI XINGU, além de contar com apoio das Prefeituras Municipais, Associação das Casas Familiares – ARCAFAR, Sindicatos dos Produtores Rurais, Banco da Amazônia, Organização das Cooperativas do Brasil – OCB, Secretaria de Estado de Agricultura – SAGRI, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, Banco do Brasil.

SEBRAE - PA

CLICK EM MAIS INFORMAÇÕES E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO



Dia 29 de novembro (sábado)

08:00 - 09:30 - Recepção ao público
09:30 -10:30 - Abertura oficial por Alexsandro Martins Albuquerque  Presidente da Hortixingu; Composição da mesa de abertura do evento; Dinâmica do Evento por participante da comissão organizadora.
Palestras
10:30 - Cultivo Protegido em Hortaliças
Palestrante: Ítalo M. R Guedes - DSc em Solos e Nutrição de Plantas da Área de Pesquisa em Cultivo Protegido da Embrapa Hortaliças - DF.
Intervalo
15:00 - Manejo de Pragas e Doenças em Hortaliças - Palestrante: Prof. Miguel Alves Jr. D. Sc. em
Fitopatologia Professor da Faculdade de Engenharia Agronômica - UFPA - Campus Altamira
16:00 - Processamento Mínimo de Hortaliças Palestrante: Lucimeire Pilon, D.Sc. Pesquisadora do Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos - Embrapa Hortaliças
17:00 - Mercado de Hortaliças na Região do Xingu - Caso HORTIXINGU - Palestrante: Bruno Tomaz do Couto Moraes. Consultor na Área de Mercado SEBRAE/PA.
Dia 30 de novembro (domingo)
Palestras 

9:00 -Processamento Mínimo de Hortaliças - Palestrante: Lucimeire Pilon, D.Sc. Pesquisadora do Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos - Embrapa Hortaliças 

10:00 - Serviço de Inspeção Municipal - SIM - Palestrante: Saulo Laurido Sabino.  Médico Veterinário, especialista em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal - Sócio da Alimento Seguro Consultoria e Treinamento Ltda.  

Intervalo 

15:00 - Cultivo Protegido  - Palestrante: Ítalo M. R Guedes - DSc em Solos e Nutrição de Plantas da Área de Pesquisa em Cultivo Protegido da Embrapa Hortaliças - DF. 

16:00 - Manejo de Pragas e Doenças em Hortaliças - Palestrante: Prof. Miguel  Alves Jr. D. Sc. em Fitopatologia Professor  da  Faculdade de Engenharia Agronômica - UFPA -  Campus Altamira 

17:00 - Potencial de Mercado na Região do Xingu - Caso HORTIXINGU - Palestrante: Bruno Tomaz do Couto Moraes. Consultor na Área de Mercado SEBRAE/PA.   

PROGRAMAÇÃO LIVRE 

Dias 29 e 30 de novembro de 2014 - Visita às Estações  

Estação 01 - Preparo do solo / Agroporto 
Estação 02 - Preparo de mudas / Semeart 
Estação 03 - Irrigação/Irrigabem  
Estação 04 - Plasticultura / Embrapa 
Estação 05 - Processamento mínimo / Horti xingu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário