Brasil Novo Notícias: Terminam hoje inscrições para o Processo Seletivo da UFPA

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Terminam hoje inscrições para o Processo Seletivo da UFPA


A Universidade Federal do Pará (UFPA) encerra hoje, às 23h, o período de inscrições para o Processo Seletivo 2015 (PS 2015), que se refere a 5.487 das 8.507 vagas disponíveis para o ano que vem. Até ontem, o Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps) havia contabilizado 132.176 candidatos que já haviam preenchido a ficha de inscrição solicitando participação no concurso. Desse total, 106.045 inscrições já estão confirmadas e 26.743 ainda precisam realizar pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 25, que poderá ser feita até esta sexta-feira, 21. A previsão da universidade é que o número total de inscrições ultrapasse os 134 mil participantes do ano passado.

Os candidatos devem se inscrever exclusivamente via internet, no endereço eletrônicowww.ceps.ufpa.br. No processo de inscrição, o candidato deverá, preliminarmente, cadastrar-se. Depois de cadastrado, deverá preencher o formulário eletrônico de solicitação de inscrição, seguindo as instruções ali contidas. De acordo com a legislação vigente, os estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino ou que cursaram todo o ensino médio em escolas privadas na condição de bolsistas estão isentos da taxa de inscrição.

Segundo a diretora do Ceps, Marilucia Oliveira, os candidatos que efetuam o pagamento da taxa de inscrição devem também estar atentos à confirmação da sua inscrição, a qual só acontece após a compensação do boleto bancário. A UFPA identificou alguns casos em que o candidato, ao digitar o código de barras no caixa eletrônico ou no site dos bancos, erra alguns dígitos. Nestas situações, apesar da taxa ter sido debitada da conta dos candidatos, a universidade não recebe a confirmação de pagamento e esta inscrição pode não ser homologada.Além disso, a UFPA reforça que o candidato tenha atenção no momento de preencher o formulário online de inscrição, onde é recomendado que se observe detalhadamente os dados fornecidos no momento, em especial o número de CPF e o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isso porque, essas informações são usadas para obter as notas dos candidatos no Exame. Se ocorrerem erros em relação a esses dados, o candidato não terá sua nota processada no PS 2015. Segundo o Ceps, ainda não há previsão para a divulgação do resultado, pois tudo vai depender do período em que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai liberar o resultado Enem para a Instituição.

Este ano, a UFPA oferta 6.698 vagas em 164 cursos de graduação, sendo 5.487 a serem preenchidas pelo Processo Seletivo 2015 (PS 2015) e 1.211 pelo Sistema Unificado de Seleção (Sisu).

ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário