Brasil Novo Notícias: Celpa ignora as queixas do consumidor paraense

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Celpa ignora as queixas do consumidor paraense

No famoso site Reclame Aqui, que reúne, nacionalmente, reclamações de consumidores sobre prestadores de serviço, a Celpa possui 324 queixas. Nenhuma dessas reclamações foi respondida pela Celpa, que parece ignorar o apelo do consumidor. Essa atitude não condiz com o que busca o site, que tem como um dos objetivos dar a oportunidade para as empresas poderem mostrar quais as soluções para cada problema relatado. Ele também tem como função criar esse canal de comunicação entre consumidores e empresas de todo o país. Por meio do site, as pessoas podem saber se a empresa se preocupa ou não em ouvir o cliente e resolver os problemas dele. Empresas como a Cemig, que é responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Minas Gerais, e a TV por assinatura NET Serviços estão sempre respondendo aos questionamentos dos clientes.
No site, as principais reclamações contra a Celpa estão relacionadas a conta de energia elétrica exorbitante e a falta ou oscilação de energia constante. O site não identifica nenhum dos consumidores, mas expõe cada queixa contra a empresa.

A última reclamação no site foi feita no dia 21 de novembro. O título da queixa era “Erro na leitura e cobrança exorbitante”. A pessoa afirmava que a empresa Celpa age com descaso com os problemas dos clientes e dizia que o valor da conta de fornecimento de energia passou de R$ 70 para R$ 970 em três meses. O cliente reforçou o absurdo informando que moram na residência apenas ele, a esposa e o filho do casal, que ainda é bebê. O rapaz ainda chegou a ligar para a central de atendimento da Celpa e foi informado que o funcionário não conseguiu fazer a leitura no poste e fez uma releitura na qual julgou que o consumo da família seria de R$ 970. O consumidor também reclamou do problema na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Em outra reclamação, o cliente da concessionária de energia elétrica comenta que a conta está cara. O consumidor é do município de Pau D’Arco e relata que os funcionários da empresa fazem a leitura mas não entregam o talão de energia. “Depois chegam querendo cortar a energia sendo que nem o talão entregaram, e tome você pra pagar para imprimir. Os atendentes fazem pouco caso e ainda dizem que nós gastamos mesmo os kw (quilowatts) que constam no talão e que não há erros na leitura. É se conformar e pagar de acordo com eles. Ah, ainda tem a parte que há inúmeras quedas e apagões de energia diárias e mesmo assim não diminui nada na conta”, afirma o consumidor.
Já a reclamação de um cliente do município do Acará é sobre a dificuldade para cancelar a energia elétrica em determinado endereço. “Eu morava em uma residência alugada e quando saí pedi para a Celpa cancelar a energia, mas isso não ocorreu. A outra pessoa que alugou a casa ficou usando a energia que estava no meu nome e não pagou. Tem um débito enorme que não é meu e eu não vou pagar”, reclamou o consumidor.
Em mais uma reclamação não respondida pela Celpa no site Reclame Aqui, um consumidor que mora em Outeiro comenta que a invasão de um terreno por uma comunidade está fazendo com que a rede elétrica tenha oscilações, pois os moradores dessa invasão fazem ligações clandestinas. Ele reclama que a Celpa não fez nada para resolver o problema na rede de energia, mesmo após diversas reclamações. “Hoje não posso ligar nem o computador porque desliga a todo instante; já liguei pra lá, vieram aqui, mas nada mudou. Os funcionários da Celpa disseram que eu deveria fazer um abaixo-assinado para só assim eles poderem pensar em mudar o transformador. Quer dizer que eles sabem qual o problema, mas não vão resolver. Estou pensando em desligar a minha internet pois estou pagando por algo que não estou usando só por causa da concessionária de energia”, comenta o cliente.
Em outra situação, um consumidor de Altamira reclama do aumento constante da conta de energia elétrica. “A Celpa é simplesmente a pior empresa do Pará. Sinceramente, não sei mais o que fazer: todo mês a minha conta de luz aumenta. Liguei várias vezes e não tive nenhuma resposta. Esse aumento da conta de luz é simplesmente absurdo. Incrível como ninguém faz nada pra impedir esse roubo ao nosso bolso. A Celpa só vai parar de roubar os paraenses quando for feita uma manifestação e ninguém mais pagar energia”, reclama o consumidor.
Canais
A gerente de relacionamento com o Cliente da Celpa, Naélia Andrade, explicou que a empresa priorizou os canais de atendimento de clientes do local e só em 2015 a Celpa vai começar a olhar para os canais externos de atendimento, como o Reclame Aqui. “Capacitamos toda a linha de frente e instalamos um programa de excelência na central de atendimento. Priorizamos o atendimento de primeiro nível para aquele cliente que não conseguiu resolver o atendimento porque não repassou todos os dados ou porque teve outro empecilho. Temos uma equipe que faz esse atendimento. Verifica o que pode ser feito e liga para o cliente para tratar do assunto e dar o retorno, com o objetivo de saber se tudo foi feito de acordo com o que o cliente pediu. O Reclame Aqui é conhecido e, agora que estamos com o atendimento ao cliente da Celpa organizado, vamos focar nesse site. Acreditamos que é mais um canal para ter informação do cliente”, acrescenta.
A gerente disse, ainda, que a Aneel determina 15 dias como o prazo máximo para resolver algumas reclamações do consumidor. “Sempre tentamos resolver nesse prazo ou até antes. Mas existem demandas que demoram para serem resolvidas. Procuramos sempre atender o cliente”, afirmou Naélia Andrade.
ORm News

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