Brasil Novo Notícias: Comunidade indígena recebe voadeiras para atividade pesqueira

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Comunidade indígena recebe voadeiras para atividade pesqueira


Foram entregues cinco voadeiras, todas equipadas com cadeiras e motores de popa para a Associação dos Índios Moradores na Cidade de Altamira - AIMA. Aquisição faz parte do Projeto "BAXE KEHUPESCA INDIGENA" aprovado pelo Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu em 2013 e visa fortalecer a cadeia produtiva gerando mais emprego e renda para as famílias indígenas.

Durante a entrega realizada em 27/11, na Orla de Altamira, o presidente da AIMA, Luís Xipaia, falou sobre importância de buscar alternativas que melhorem a vida dos índios que moram na zona urbana de Altamira. "Esse projeto vai trazer um aporte melhor para os pescadores que hoje pescam no rio Xingu e que vendem o pescado para a população de Altamira. Além de dar o suporte para essas famílias poderem buscar o pescado mais longe ou com mais rapidez, o projeto também visa a criação de uma geleira chamada 'Casa de Pesca Indígena' dos membros da AIMA. Hoje entregamos o pescado para o atravessador por não termos como manter o produto ou não termos um local adequado para guardá-lo, com a Geleira não precisaríamos mais fazer isso, pois nela as famílias terão gelo e poderão expor o peixe, além de venderem até com um preço mais razoável", ressalta.

Xipaia acrescenta que os pescadores indígenas serão preparados dentro da nova realidade oferecida pelas modificações no rio Xingu, para a atividade de pesca artesanal, de subsistência e profissional. "Para as famílias que serão beneficiadas com esse projeto com certeza isso vai dar um fortalecimento no emprego e renda, e terão mais condições de trabalhar em igualdade com os outros, como as pessoas que também produzem peixe aqui na região de Altamira", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário