Brasil Novo Notícias: DNIT libera ponte sobre o Rio Aratau em Pacajá-PA

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

DNIT libera ponte sobre o Rio Aratau em Pacajá-PA


O DNIT liberou, na tarde da última sexta-feira (5), o tráfego na ponte sobre o Rio Aratau em Pacajá, no estado do Pará, após 30 dias de intensos trabalhos. Os operários concluíram as obras no trecho que entrou em colapso no mês de agosto, ocasionando a interdição da ponte pelo órgão. Medidas paliativas foram tomadas para viabilizar o tráfego na região com a construção de um aterro em rocha, um desvio a montante da ponte, juntamente com a montagem de uma ponte de campanha do DNIT à qual ficou sob a guarda da unidade de engenharia do Exército Brasileiro (BEC) para emprego em situações de emergência.

Segundo Jairo Rabelo, Analista de Infraestrutura do DNIT, após aguardar os trâmites legais para a contratação da empresa que realizaria os trabalhos de reconstrução da ponte, o órgão ainda teve que solucionar, às pressas, problemas ocorridos no desvio provisório devido ao excesso de chuvas, fenômeno atípico no mês de outubro na região. A liberação para o tráfego estava condicionada à cura do concreto lançado sobre a estrutura, que deveria ter um prazo mínimo para criar a resistência necessária para a passagem de todos os tipos de veículos.
A população local e os usurários da rodovia comemoraram o término das obras e o fim dos transtornos. “Foi difícil transitar com cargas nesse trecho, mas a gente entende que existem fatores alheios que influenciaram na queda da ponte, como sol, chuva, excesso de peso, entre outros. O importante é que as providências foram tomadas e nós podemos continuar nossas vidas normalmente”, afirmou Magno Souza, morador de Pacajá.

Por Renata Pantoja
Gestão Ambiental rodovia Transamazônica BR 230/422/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário