Brasil Novo Notícias: BRASIL NOVO: EMATER CRIA HORTA HIDROPÔNICA NA ESCOLA CARLOS PENA FILHO

segunda-feira, 16 de março de 2015

BRASIL NOVO: EMATER CRIA HORTA HIDROPÔNICA NA ESCOLA CARLOS PENA FILHO

O Projeto capacita alunos, professores e agricultores da comunidade com o intuito de ampliar a produção de hortaliças na comunidade


A Escola Municipal Carlos Pena Filho, juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), realizou na última sexta-feira (13) uma programação especial onde se inaugurou Uma unidade de experimentação de produção de hortaliças no sistema hidropônico. O evento é parte de um trabalho de capacitação e incentivos que a Emater vem realizando com os alunos, professores e agricultores da comunidade com o intuito de ampliar a produção de hortaliças na comunidade. O Projeto foi direcionado especialmente aos alunos do Programa Mais Educação, em sua maioria formada por filhos e filhas de agricultores familiares.
Dr. Valmir Uchoa Supervisor Regional de Emater – Altamira
Segundo o Supervisor Regional de Emater – Altamira, Dr. Valmir Uchoa, essa é uma tecnologia nova na região e que terá um papel importante para o desenvolvimento dos alunos – “A odeia foi de trazer isso e mostrar que funciona além de contribuir com a alimentação escolar dos alunos que participam da produção e ela vai servir de capacitação tanto para os jovens como para os agricultores. Isso aqui vai funcionar como uma unidade demonstrativa.” – Explicou o Supervisor.
Pref.ª Marina Sperotto, com o Sec. de Agr. Fernando Rocca
e o Sec. de Edu. Otoniel Costa
A comunidade Carlos Pena Filho, tem demonstrado aptidão ao cultivo de hortaliças e muitos trabalham a cultura no sistema tradicional, no chão, e acabam sofrendo muitos ataques de fungos e outras pragas e o Projeto de Cultivo Hidropônico vem com o objetivo de minimizar essas perdas e maximizar a qualidade e a produção local. “Esse é o momento de parabenizar todos pelo importante projeto, pois através dele além de estarmos instruindo nossos alunos com relação à uma produção saudável ainda estaremos contribuindo para a alimentação escolar e isso é muito importante para todos nós. Parabéns à todos e que possamos ir em frente com o projeto e que possamos ampliá-lo cada vez mais”. – completou a Prefeita Marina Sperotto. 
João Batista da Silva, Diretor da – APRUCAPF.
A hidroponia é o cultivo de plantas sem contato com o solo. Na comunidade Carlos Pena Filho (que tem o mesmo nome da escola), o projeto trabalhará, além da educação ambiental, a produção de mudas de hortaliças para beneficiar os produtores da comunidade. Depois de conhecer como funciona o sistema, vários produtores demonstraram interesse em migrar para o novo sistema – “A expectativa é que possamos investir neste novo modelo de produção e vários agricultores tem demonstrado a vontade de mudar do modo tradicional para a hidroponia” – comentou o Sr. João Batista da Silva, Diretor da Associação dos Produtores Rurais e Urbanos Carlos pena Filho – APRUCAPF.

Horta convencional - Paralelamente à produção hidropônica 

A Emater cultiva na escola uma horta convencional, utilizando compostagem orgânicas e inseticidas naturais à base do “Nim” para o combate a pragas a e doenças. Esses produtos se mostram eficientes e não agridem o meio ambiente e nem deixam resíduos tóxicos nas plantas.

A produção da Horta Hidropônica da Escola servirá como base à merenda escolar, que será servida para os 250 alunos. A partir de 45 dias após a germinação das plantas a produção poderá ser retirada para o consumo. “O processo tem sido de grande importância para nós e para os nossos alunos. O acompanhamento técnico faz toda a diferença”. -  afirmou a professora Sueli da Silva, Presidente da Associação de Paes e Mestres da Escola Carlos Pena Filho.

Mais Fotos: 







































Por: Valdemídio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário