Brasil Novo Notícias: Caminhada contra a violência reúne dezenas de pessoas em Altamira

quinta-feira, 5 de março de 2015

Caminhada contra a violência reúne dezenas de pessoas em Altamira

DSC_5883Alunos e professores de uma escola pública de Altamira, no sudoeste do Estado, saíram em caminhada, nesta quarta-feira (4), contra a violência que assola o município. O ato ainda reuniu conselheiros tutelares, grupo de escoteiros e os pais do menino Natan. Uma equipe de tevê do Qatar também registrou o protesto para um documentário sobre a região e os impactos causados pela construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu.
A mobilização foi motivada pelos recentes casos de homicídios, assaltos, tráfico de drogas e agressões contra mulheres, além do desaparecimento do menino Natan Moreira, de nove anos, sumido há cinco meses. A marcha saiu da Escola Municipal José Edson Burlamarqui de Miranda, localizada na periferia da cidade.
Com cartazes exigindo justiça e respeito à infância e juventude, mais de 200 pessoas seguiram por ruas do bairro Boa Esperança. “O principal objetivo é fazer com que os casos de violência não caiam no esquecimento. A educação não se faz apenas dentro de quatro paredes”, avaliou a vice-diretora escolar, Danielly Patrícia.

O pai do menino Natan, Paulo César Quirino, comentou como a família vem reagindo com a investigação do caso. “Não temos pista nenhuma. A gente acha que ele não está mais no Estado do Pará”, lamentou. O inquérito sobre o desaparecimento estaria sob sigilo.
“Temos um histórico muito grande de violência contra as crianças, como os casos dos emasculados. Com a chegada de empreendimentos como Belo Monte, isso parece ter aumentado novamente”, afirmou a conselheira tutelar e ativista de movimentos sociais, Edizângela Alves.
Segundo a professora Alice Pinheiro, a escola “vem se preocupando com toda forma de violência contra crianças e adolescentes”. Assunto que já preocupa alguns estudantes. “A gente tem medo de sair e não voltar mais”, disse Israelly Ingrid, de 14 anos.
Voz do Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário