Brasil Novo Notícias: Em Altamira, fiscalização apreende quase uma tonelada de carne

segunda-feira, 2 de março de 2015

Em Altamira, fiscalização apreende quase uma tonelada de carne


Em Altamira, sudoeste do Pará, uma fiscalização conjunta entre órgãos de inspeção sanitária flagrou alimentos vendidos em condições inadequadas no comércio do município. No primeiro dia de trabalho dos fiscais, quase uma tonelada de carne foi apreendida. A fiscalização em Altamira vai até este sábado (28).

Os fiscais detectaram irregularidades como a venda de carnes sem comprovação de origem; produto salgado ou temperado cuja comercialização é proibida; e miúdos como linguiça preparada sem o selo municipal, o que contraria as normas sanitárias.

“Isso leva risco a saúde pública, ao consumidor que paga caro pelo produto e pode estar levando para casa doenças como brucelose, tuberculose, infecção alimentar”, afirma o médico Gilson Araújo.

Na feira do município, os fiscais também fizeram apreensões em alguns boxes aonde não havia câmara frigorífica. Os açougueiros reclamaram da operação.

O açougueiro Rosemiro Batista diz que não é só a carne que tem problemas de higiene na feira do produtor. “Aqui é coberto de cachorro de pira, de mosca, de rato, até cobra tem por cima do mercado”, disse.

Os proprietários dos estabelecimentos foram autuados e terão que pagar multa pelas infrações. Segundo o Procon, os produtos manipulados de forma irregular nos açougues oferecem risco à saúde da população. “Ninguém sabe como esse alimento é manipulado, nem as condições sanitárias dos locais onde é feita a manipulação”, disse o coordenador de fiscalização do Procon, Leandro Pina.

A operação também está sendo feita através de barreiras montadas nos principais acessos a Altamira, com o objetivo de fiscalizar o transporte de carne de origem clandestina para estabelecimentos comerciais da cidade para verificar onde possam ser esses possíveis pontos e abates clandestinos no município.

G1 PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário