Brasil Novo Notícias: Mais de três mil mulheres atuam no canteiro de obras de Belo Monte

terça-feira, 10 de março de 2015

Mais de três mil mulheres atuam no canteiro de obras de Belo Monte

Créditos da Foto: Gutemberg Cruz 

O paradigma de que apenas homens trabalham em obras de infraestrutura vem sendo quebrado. Prova disso é a atuação de 3.563 mulheres no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, na região de Altamira (PA). Elas operam máquinas e comandam equipes; dirigem tratores e caminhões; trabalham no planejamento; fazem parte do setor comercial e dos diversos ramos da engenharia. Ou seja, já estão em toda a cadeia produtiva do empreendimento.

Dados da concessionária Norte Energia, responsável por esta obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mostram que entre os quase 24 mil trabalhadores da hidrelétrica – considerada a maior em construção do mundo – as mulheres representam 14,8%, percentual bem mais alto do que o normalmente registrado na construção civil, de pouco mais de 3% atualmente.

Em 2012, a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) do IBGE indicou que dos 8,3 milhões de trabalhadores da construção, 97,1% eram homens e apenas 2,9% mulheres. No ano seguinte, a PNAD mostrou pequena elevação da participação feminina: os percentuais passaram a ser de 96,8% e de 3,2%, respectivamente. 

A presença das mulheres na UHE Belo Monte já foi destacada até pela presidenta Dilma Rousseff.

Rayana Morena Sales tem 28 anos, é mineira, engenheira civil e uma das trabalhadoras de Belo Monte há pouco mais de dois anos. Antes ela atuava na construção de uma pequena hidrelétrica, onde era a única mulher. “Aqui a gente vê mulher desde o campo, na parte de armação, carpinteiras, e até na parte de apoio para produção, como [o setor] administrativo e comercial. Mas tem muita mulher engenheira que trabalha no planejamento, na segurança do trabalho, no meio ambiente, e na área civil”, conta.

Integrante do setor de controle de qualidade do empreendimento, Rayana recebe o mesmo salário dos homens que ocupam igual posto e nunca sentiu preconceito no trabalho. “Até porque aqui tem gente de tudo que é lugar do Brasil. Então, o pessoal acaba sendo tolerante com todas as diferenças, não só de gênero”, relata.

Entretanto, a engenheira assegura que as mulheres brigam mais para estar na mesma posição. “Tenho certeza que a gente é colocada a prova todo dia, porque é mulher. Isso acontece. O pessoal acaba esperando um pouco menos da gente, exigindo um pouco menos, e você tem que ficar se impondo”, conclui.

PAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário