Brasil Novo Notícias: Produtora de cacau do município de Uruará fala da importância da lavoura cacaueira para a região

segunda-feira, 2 de março de 2015

Produtora de cacau do município de Uruará fala da importância da lavoura cacaueira para a região

Produtora de cacau do município de Uruará fala da importância da lavoura cacaueira para a região
A produtora de cacau do Município de Uruará, Elcy Gutzeit, pioneira na região falou sobre a importância desta cultura na região, bem como sua sustentabilidade, geração de emprego e renda. “A cultura do cacau é de grande importância na sustentabilidade na região. Além disso, esta cultura entra como árvore de reflorestamento. Outro aspecto importante na lavoura é a geração de emprego e renda, enquanto o pecuarista gera renda para uma ou duas famílias, a cultura do cacau, beneficia entre 30 a 40 famílias.
 
A produtora fala sobre as dificuldades que os cacauicultores enfrentam na região para manter a lavoura. “É uma dificuldade em todos os aspectos, tanto nas agências bancárias, os órgãos responsáveis para prestar assistência técnica, a falta de estradas, enfim. Os órgãos deveriam dar uma atenção especial para nossa cultura”.
 
Ervino Gutzeit, produtor de cacau, também falou sobre o incentivo por parte das autoridades e empresas responsáveis pela cultura. “eu vejo que não temos incentivos. A grande decepção é a falta de investimentos em infraestrutura na região com o asfalto na Transamazônica, a recuperação das vicinais e acompanhamento e planejamentos dos órgãos responsáveis pela cultura do cacau”, disse.
 
A produtora Elcy Gutzeit, pontou a parceria e apoio político por parte do deputado Eraldo Pimenta para que seja implantada na região da Transamazônica, especialmente em Uruará, uma indústria e uma escola técnica de qualificação para atender as famílias produtoras de cacau. “O deputado Eraldo Pimenta é uma pessoa que conhece a região. Contamos com o apoio dele para que sejam buscados parcerias em busca de equipamentos, investimentos e a implantação de uma escola técnica de qualificação para atender as famílias que trabalham com esta cultura”, concluiu. Nesta semana as cotações atingiram níveis mais altos em quatro meses. O preço varia de 6,50 a 7 reais o quilo da amêndoa seca. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário