Brasil Novo Notícias: Odair Oliveira Perdeu a Oportunidade de Ficar Calado!!!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Odair Oliveira Perdeu a Oportunidade de Ficar Calado!!!

Por Vitoriano Bill
Na quinta-feira (09), no Balanço Geral-Altamira, o apresentador Odair Oliveira, se deu ao luxo de falar que os moradores dos reassentamentos da Norte Energia estão transformando os novos bairros NUMA favela. Disse que o povo está ganhando uma bela casa, e fazendo construções feias nos quintais.
Sinceramente, o apresentador já tem um histórico bem longo de fazer “falas desnecessárias” (foi o melhor eufemismo que eu achei pra tamanho desserviço prestado num meio de comunicação tão importante), mas dessa vez ele se superou!
Primeiro pra um jornalista ele deveria saber o que já é de conhecimento de toda nação, ninguém ganhou casa nos reassentamentos, mas foi um a negociação pra repor as casas que essas famílias já tinham nas áreas de impacto pelo lago da barragem.
Segundo, ninguém está tendo mudança de nível de vida ali. Apenas estão transferindo as pessoas dos “baixões” para novas áreas. A vida dessas famílias continuam a mesma. Em alguns casos até pior, porque o APRESENTADOR deveria saber que há diversas casas rachadas nos RUC’s. Isso causa medo, inclusive esse é um dos motivos que faz com que as famílias reconstrua suas casas de madeiras, porque é uma construção que eles confiam.
Odair Oliveira ficou fazendo piada com uma casa de palafita feita no reassentamento. Isso é jornalismo? Talvez nem aqueles programas de humor mais rasteiro faria as graças que Odair ficou fazendo em um TELEJORNAL com a dura realidade de um povo.
“Barraco velho, tabua de madeira, vamos ajudar, fazer desses bairros mais bonitos ainda. Se não tem como fazer agora espera um pouco, pelo Amor de qualquer coisa. Aperta todo mundo dentro de casa aí, mas vamos fazer um negócio depois bem feito, bem bonito de alvenaria”- disse Odair Oliveira, e foi a melhor parte da fala dele.
“Aperta todo mundo dentro de casa”, só fala isso quem não conhece a realidade dessas famílias. Nos baixões, há casas que tem três famílias, com tamanho o suficiente pra caber todos. As casas do reassentamento não tem capacidade pra adequar todos com o mínimo de conforto. Pois a Norte Energia em muitos casos, não está reconhecendo todas as famílias e sendo negada a elegibilidade ao RUC a alternativa é reconstruir as casas de madeiras nos quintais dos familiares que recebeu  nova residência.
Quanto a casa de palafita que Odair ficou fazendo chacota, digo à ele que no Jatobá também tem uma dessas. Dentre os diversos motivos desse tipo de construção, cito aqui uns bem relevantes, o aproveitamento do quintal (pois abaixo do assoalho se arma rede pra fugir do calor da tarde, sentar e jogar conversa fora, espaço de brincadeira das crianças, etc.), eles confiam bem mais na palafita do que nas casas de concreto (como eu disse antes há diversas casas rachadas), alugam a casa de concreto e continuam vivendo como antes na palafita (vida que segue normal).
Reforço que não estão dando nada a esse povo, apenas estão tirando eles de seus lugares e por obrigação tem de garantir o reassentamento. O custo de vida dessas famílias só aumentaram nos RUC’s, a conta luz está vindo um absurdo, é longe do centro da cidade, padecem com a falta de escola e postos de SAÚDE. E um JORNALISTA usa de seu tempo no jornal pra dizer pra todo mundo se apertar dentro de casa e fazer uma construção de alvenaria quando as coisas melhorarem.

Sinceramente Odair oliveira, você perdeu um grande oportunidade de ficar calado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário