Brasil Novo Notícias: Polícia faz a maior apreensão de drogas do ano no Pará

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Polícia faz a maior apreensão de drogas do ano no Pará



Ao todo foram 234 quilos de entorpecentes, entre maconha, óxi e cocaína

Por: Polícia Civil do Pará
Mais de duzentos quilos de droga foram apreendidos na Alça Viária, em Marituba, na região metropolitana de Belém. A droga estava escondida dentro da caixa de som de uma caminhonete Saveiro branca. Foi a maior apreensão de drogas do ano de 2015 no Pará. Ao todo, foram 234 quilos de entorpecentes. Só no ano passado, em torno de 410 quilos de drogas foram apreendidos pela DRE, entre derivados de maconha, como haxixe, e cocaína. Foram destruídas, em 2014, mais de uma tonelada e meia de drogas. 
O veículo foi transportado desde Goiânia, capital de Goiás, até a cidade de Redenção, no sudeste do Pará. Ao chegar a esta cidade, a caminhonete foi embarcada em um carro-guincho, que a conduziria até Castanhal, nordeste paraense, de onde seria distribuída para a região metropolitana de Belém e para cidades do nordeste do Estado.  Antes de chegar ao destino, o veículo foi interceptado pela equipe de policiais civis da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Civil paraense. 
A apreensão foi resultado da operação denominada 'Americano II', que foi deslanchada para investigar um esquema interestadual de tráfico de drogas, que vinham desde o Estado do Mato Grosso do Sul, passando por Goiás, até chegar ao nordeste do Pará. Quatro homens foram presos em flagrante e autuados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para fins de tráfico de drogas. 
Um deles é o paraense Eliézer Souza Moreira, 38 anos, de apelido 'Cabeção', natural de Redenção, apontado como o líder da associação criminosa. Foi ele a pessoa responsável em comprar as drogas em Goiânia e depois faria a distribuição no Pará. Segundo o delegado Hennison Jacob, titular da DRE, Eliézer também foi a pessoa que colocou todas as drogas no veículo, em Goiás, e contratou o carro-guincho para depois despachar o carregamento a ser trazido ao Estado do Pará. Eliézer já responde a processos por crimes diversos, como tráfico de drogas e roubo, em quatro Estados brasileiros - Pará, São Paulo, Goiás e Mato Grosso.
 Foto: Polícia CivilFoto: Polícia Civil
O outro preso é o paraense José Elton Bertoldo Nunes, 28 anos, apontado como a pessoa que recebeu a droga no Pará. Ele é presidiário em liberdade condicional há três meses por tráfico de drogas. O goiano Janay Silva Aguiar, 36, que também foi preso, é apontado como sócio de 'Cabeção' no esquema do tráfico de drogas. O quarto acusado é o paraense Wellington Vale Barbosa. Um quinto homem, que dirigia o carro-guincho, foi liberado. Todo o trabalho de investigação levou em torno de dez dias após denúncia sobre o esquema. A origem dos entorpecentes, ressalta o delegado, é o Paraguai. 
Deste país, um dos principais produtores de drogas na América do Sul, o produto entrou no Brasil, na semana passada, pelo Mato Grosso do Sul, de onde foi transportada até a região Norte do país, através de Goiás. Foi em Goiânia onde Eliézer Moreira recebeu as drogas. Após trazer ao Pará, o veículo entrou no Pará, em Redenção, na última sexta-feira. Foi nesse dia que 'Cabeção' se encontrou com José Elton, que veio de Castanhal acompanhar o transporte da carga desde o sudeste do Pará. Todos permanecem recolhidos no Sistema Penitenciário do Pará à disposição da Justiça, assim como a droga permanecerá recolhida para ser destruída, mediante autorização judicial.

Fonte: PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário