Brasil Novo Notícias: Vale vende 49% de sua participação na usina de Belo Monte

sábado, 4 de abril de 2015

Vale vende 49% de sua participação na usina de Belo Monte


A mineradora Vale se desfez de 49% de sua participação no projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte. A companhia detinha 9% da Norte Energia, empresa responsável pela construção, operação e exploração da usina. Com a venda, passa ter, indiretamente, uma fatia de 4,59% do projeto.

A venda foi feita por meio da transferência dos 9% à subsidiária Aliança Norte Energia Participações. Na sequência, a Cemig Geração e Transmissão adquiriu 49% das ações dessa subsidiária, correspondente a uma participação indireta de 4,41% na Norte Energia. A aquisição foi feita pelo pagamento em caixa de um valor de aproximadamente R$ 305 milhões.

Segundo a Vale, a participação de 4,59% no projeto garante à mineradora o direito de adquirir 9% da energia elétrica gerada pela usina, através de contrato de longo prazo firmado em 2012. "Ao mesmo tempo, há a expectativa de redução, na mesma proporção, da prestação pela Vale das garantias associadas à estrutura de financiamento do projeto Belo Monte", diz a companhia em nota.

"Esta transação é consistente com a estratégia da Vale de maximização de valor para os acionistas, na medida em que proporciona diminuição do dispêndio de capital em investimentos relacionados a ativos non-core e aumenta a flexibilidade para gestão destes ativos no futuro".

A Vale "entrou" na usina de Belo Monte em 2011, comprando 9% do capital do capital da Norte Energia (Nesa) – parcela que pertencia à Gaia Energia e Participações. À época, o negócio foi estimado em R$ 2,3 bilhões.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário