Brasil Novo Notícias: Vitória do Xingu sedia encontro da AMUT

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Vitória do Xingu sedia encontro da AMUT

A bandeira levantada na segunda Assembleia ordinária da Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém/Cuiabá e Região Oeste do Pará (AMUT), foi os problemas em comum enfrentados pelos gestores municipais. A reunião, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (09-04), teve como sede, pela primeira vez, o município de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará.
A assembleia teve a presença de nove prefeitos, dos 21 municípios associados a AMUT. A nova gestão da Associação, que tem a frente como presidente o prefeito de Santarém, Alexandre Von, e como vice a prefeita de Itaituba, Eliene Nunes, está trabalhando na interiorização das reuniões para integrar ainda mais os gestores municipais. Nesta reunião, os prefeitos ressaltaram as dificuldades que enfrentam nessa região do estado. Entre elas, o saneamento básico, a qualidade da educação, recursos insuficientes para a infraestrutura e demais áreas, além do abandono das rodovias Transamazônica (BR 230) e Santarém/Cuiabá (BR 163). “A nossa realidade é semelhante com a de qualquer prefeito da região. O oeste do Pará tem sempre os mesmos desafios e problemas”, destacou o Prefeito do município de Aveiro, Elinaldo Barbosa.

A vice- presidente da AMUT, a prefeita Eliene Nunes, ressaltou que a nova gestão da Associação quer reaproximar os prefeitos, para lutarem juntos pelo desenvolvimento da região. A prefeita está otimista com os resultados que vem alcançando. “Nós temos uma pauta extensa, que estamos discutindo nessas reuniões regulares. Além disso recebemos convidados do governo federal e estadual, por isso tenho certeza que acontecerão muitos avanços com essas reuniões”, pontuou.
Edilson Cardoso, prefeito de Porto de Moz, espera resultados positivos dessa nova dinâmica da AMUT em interiorizar as reuniões. “Nós sofremos esse esquecimento do governo central e eu espero que a nossa união, para fazer com que esses problemas sejam vistos, traga bons resultados”, frisou Edilson Cardoso.
À tarde, os prefeitos visitaram as obras da Hidrelétrica de Belo Monte. O município de Vitória do Xingu abriga hoje 93% das obras da usina, considerada a maior hidrelétrica brasileira e a terceira maior do mundo em potência instalada. Erivando Amaral (PSB), prefeito de Vitória do Xingu, destacou a importância para o município de receber os gestores de outras cidades que compõem a associação. “É uma sessão ordinária e, ao mesmo tempo, uma visita ao município. Eles puderam conhecer as obras municipais. Conhecer Belo Monte também é muito importante para nossa região. Nós discutimos, ainda, os problemas que enfrentamos aqui”, frisou Erivando.
A AMUT foi criada em 31 de janeiro de 1989 com o objetivo de favorecer e aprofundar a integração administrativa dos municípios e lutar para o enfrentamento dos problemas regionais. Tem como associados os municípios de Almerim, Altamira, Anapu, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Itaituba, Jacareacanga, Medicilandia, Mojuí dos Campos, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Rurópolis, Santarém, Senador José Porfírio, Traião, Uruará, Vitória do Xingu.
Voz do Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário