Brasil Novo Notícias: Alunos da Apae visitam Belo Monte

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Alunos da Apae visitam Belo Monte

Créditos da Foto: Jaime Souzza/Pupunha Produções 

Estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Altamira inauguraram nesta quarta-feira, 13, a nova temporada de visitas do projeto Conheça Belo Monte, iniciativa que abre as portas da maior hidrelétrica cem por cento nacional que está em construção no rio Xingu pela Norte Energia. Voltado a estudantes e moradores dos municípios da área de influência do empreendimento, o projeto proporciona visitas monitoradas aos principais canteiros de obras dos sítios Belo Monte, Pimental, Canal de Derivação e ao Centro de Estudos Ambientais da empresa.

Em 2014, ano de criação do projeto, o projeto recebeu 1.515 visitantes. Para 2015, a expectativa da Norte Energia é superar o número de participantes. Até o momento o “Conheça Belo Monte” registrou cerca de 1350 pedidos de visitas. Os passeios são feitos regularmente às quartas-feiras e aos sábados, no período de 7h às 17h, em ônibus exclusivos identificados com a marca do projeto. Durante o percurso, monitores treinados apresentam informações sobre a obra, procedimentos de segurança e promovem jogos dinâmicos de interação.

As visitas passam pelo Centro de Apoio ao Visitante, no Sítio Belo Monte e os principais pontos onde está sendo construída a Casa de Força Principal, que vai gerar 11.000 MW. A visita guiada segue para o Sítio Pimental, onde está o vertedouro, a barragem principal e a Casa de Força Complementar da Usina, com seis turbinas que produzirão 233,1 MW. Os visitantes conhecem ainda o Canal de Derivação, um “rio artificial” de 20 quilômetros que liga os reservatórios intermediário e principal do empreendimento. O roteiro inclui ainda o Centro de Estudos Ambientais (CEA) da Norte Energia, que concentra os trabalhos de conservação e preservação do meio ambiente, incluindo o resgate de fauna e flora, com espaços como a casa de vegetação e de ambientação dos animais resgatados na região do empreendimento.

Para participar do projeto, o interessado deve fazer agendamento através do e-mail conhecabelomonte@norteenergiasa.com.br ou pelo telefone (93) 98809 2062.

Fonte: O Xingu Com informações da Norte Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário