Brasil Novo Notícias: BRASIL NOVO: GOVERNO MUNICIPAL APOIA PROJETO DE COMBATE A DENGUE EM ESCOLA DA ZONA RURAL

quinta-feira, 7 de maio de 2015

BRASIL NOVO: GOVERNO MUNICIPAL APOIA PROJETO DE COMBATE A DENGUE EM ESCOLA DA ZONA RURAL

O Governo Compromisso Com o Povo, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última terça-feira (05) atividades em apoio ao Projeto “CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A DENGUE – NOSSA ESCOLA CONTRA A DENGUE”, O Projeto é uma iniciativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac da Vicinal 10 e servirá como requisito avaliativo na disciplina Multidisciplinar Orientado pela Professora Jocelia Santos. 
O objetivo do Projeto é realizar atividades de orientação de prevenção a Dengue, contribuindo para o cuidado da saúde e incentivar atitudes de combate ao mosquito transmissor da doença.
Uma palestra, realizada na Escola Olavo Bilac aos alunos, professores e comunidade, visitas às residências da Agrovila com informações e coleta de materiais que possivelmente possa servir de  proliferação  do mosquito Aedes aegypti estão estre as atividades desenvolvidas pelos agentes da SMS.

O Projeto também contou com o apoio da Empresa Norte Energia.

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A DENGUE E COMO ELA PODE SE PROLIFERAR


O MOSQUITO

O Aedes aegypti apresenta listas pretas e brancas. É mais encontrado picando durante o dia. A presença desse mosquito da dengue indica que o foco (ou criadouro) está muito próximo, geralmente dentro da própria casa: jardins e quintais são os locais mais comuns. Portanto é necessário procurar o foco para eliminá-lo.

Transmissão

A transmissão se dá quando o mosquito Aedes aegypti, após sugar o sangue de uma pessoa infectada, pica uma pessoa sadia e transmite o vírus. Após 3 a 5 dias da picada, a pessoa poderá apresentar os primeiros sintomas.
Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento.

Desenvolvimento do mosquito

Os ovos são colocados na parede interna do recipiente que esteja com água, próximos à lâmina d’água. Não importa o volume de água, nem o tamanho do recipiente. Os ovos ficam aderidos à parede interna do recipiente por até 1 ano e 4 meses, sem qualquer presença de água.
Para que o inseto complete seu ciclo de desenvolvimento é necessária a presença de água. Da larva até a fase adulta bastam 9 a 12 dias.
A fêmea do Aedes aegypti não tem preferência por água de esgoto, mas se larvas (“martelinhos”) e ovos do mosquito forem lançados no ralo, esgoto, vaso sanitário, o desenvolvimento se dará normalmente.

Criadouros mais comuns

  • Tonéis, caixa d’água, tanques, cisternas, jarras, barris – representam mais de 70% dos focos (criadouros) mais comuns;
  • Pneus, peças de carro, materiais de construção;
  • Materiais descartáveis (garrafas, copos), vasos e pratos de plantas;
  • Recipientes naturais (cocos, aberturas em troncos de árvore) e calhas.
Todo e qualquer recipiente que permita o acúmulo de água é um criadouro em potencial. Elimine tudo que acumule água indevidamente e mantenha sempre fechados (sem brechas) os depósitos para armazenamento de água.

Por: Valdemídio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário