Brasil Novo Notícias: Cavernas atraem turistas em Brasil Novo

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Cavernas atraem turistas em Brasil Novo


A maior caverna de arenito do Brasil e uma cachoeira que só se forma durante poucos meses do ano, na zona rural de Brasil Novo, sudoeste do Pará, viraram atrativos para turistas e estudiosos. A cachoeira Planaltina - que fica ao lado da caverna - é o primeiro atrativo a chamar a atenção, quando o turista desce até o local. A água em tom esverdeado tem uma queda de 27 metros e forma um lago, que no meio chega a ter cerca de três metros de profundidade.

A cachoeira é ladeada por três pequenas cavernas, que dão um charme especial ao local, além de render fotos belíssimas. “Quando vi aquele lugar, duas coisas vieram à minha cabeça. A primeira foi gratidão a Deus, por estar naquele paraíso para poucos privilegiados. A segunda foi lamento, porque muitos brasileiros nunca irão conhecer e nunca saberão o que significa tomar banho de cachoeira em plena Amazônia”, disse a jornalista Marilea Amaral, que está de passagem por Altamira.

O fato inusitado, é que a cachoeira só se forma nos meses do inverno amazônico, entre janeiro e junho, quando a incidência de chuvas é maior na região. No resto do ano a água para de cair. “Há muito tempo ela não fica o ano todo. Somente no inverno, porque chove muito, que ela tem força para voltar a transcorrer”, explica Eduardo Modesto, proprietário da área.Cerca de 150 metros distantes da cachoeira, está a caverna da Planaltina. Com 1.500 metros de comprimento, somando seus salões e dois pisos, ela é considerada a maior caverna do Pará e a maior em arenito do país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE). Arenito é uma rocha formada por grãos de areia, que são aglutinados ao longo dos anos por alguma substância, geralmente sílica, argila ou carbonato de cálcio.

Entre as benfeitorias, estão uma escada com cerca de 100 degraus, feita com pneus reciclados, para dar acesso ao local, que antes era muito íngreme. Há duas piscinas naturais e o lago, que são usados pelos turistas para se refrescar, principalmente durante o chamado verão amazônico, que é o período mais seco e com altas temperaturas.

“Nós estamos fazendo o licenciamento ambiental da atividade turística que o proprietário está ordenando naquela propriedade, e como Brasil Novo é desembargado pelo MMA, e pelo Governo do Estado através do programa Municípios Verdes, nós vamos estimular toda economia circulante em agronegócio ou qualquer outra atividade econômica que possa ser fortalecida para promover a geração e renda no município”, concluiu Zelma Campos, Secretária de Meio Ambiente de Brasil Novo.

O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário